sábado, 8 de outubro de 2011

RITOS DE PASSAGEM NA BRUXARIA TRADICIONAL




               A MULHER EM SIMBIÓSE COM A DEUSA MÃE.
                                                
                                                       

Quando buscamos instalar, ou mesmo descobrir a Deusa em nós mulheres, estamos simplesmente redimensionando o nosso PODER DO FEMININO.
Quando descobrimos a sedução da religião da Grande Arte da Magia, neste momento exato como um clic mágico, o nosso FEMININO adormecido há mais de dois mil anos, por uma infinidade de motivos tais como: condicionamento cultural, religioso, preconceitos diversos, falta de conhecimento histórica da trajetória humana na terra, etc. Manifesta-se de forma “uterina”.
O despertar da Deusa em nós se dá geralmente nos impulsionando para a grande descoberta que é: SER MULHER.
Nós Bruxas Tradicionais, buscamos tão semente resgatar o poder do feminino, mas principalmente celebrar de forma plena esse processo através de vários rituais. Sendo muito fortes e emocionantes os RITOS DE PASSAGEM:
                                                        
                                                       
RITO DO DEBBYS DOBHYS.

Esse é o rito de celebração do nascimento das crianças do Clã, quando elas são consagradas aos Deuses, apresentadas aos elementos da Natureza e entregues aos guardiões da Tradição.
No ritual de celebração de Debbys Dobhys escolhem-se o casal que apadrinhará a criança na vida, tendo esse a partir de então, a responsabilidade de lhe orientar acompanhar o desenvolvimento pessoal.
   
                                                            

RITO DE PASSAGEM NA PUBERDADE:

Obviamente que cada Tradição desenvolveu seus ritos com peculiaridades inerentes a origem histórica e regional de cada Clã.
Esses ritos nos levam a celebrar os momentos mais sagrados para a mulher. Quando seu sangue da vida desce, lhe permitindo cumprir a sua missão da maternidade. Sua entrada no mundo do sagrado feminino deixando de ser criança. Nesse momento a iniciação se dá a partir da compreensão das suas mudanças naturais, e do seu corpo principalmente. Os cuidados necessários, criando hábitos saudáveis de preservação. Compreender a natural sexualidade e sensualidade feminina bem como a responsabilidade para com esse fenômeno da natureza. A preservação da função sagrada da maternidade antes do tempo de maturação real do corpo, do espírito e da mente.
                                                        
                                                           
RITO DE PASSAGEM DA MATURIDADE: (MATURAÇÃO DA ALMA).

Neste rito celebramos a maturação feminina, quando ela se sente preparada para a maternidade. Quando se sintoniza em definitivo com a sua Deusa Interior. Quando suas trilhas pessoais já têm definição, pelo menos diretriz; seja emocional, profissional e de fé.
É o seu tempo da grande lua. Quando seu sangue sagrado não corre, ela está gerando a luz. Perpetuando a raça humana. Quando seu sangue sagrado desce está gestando a si mesma, é tempo de limpeza e interiorização.
Menstruar é gestar a deusa em nós.
                                                                
RITO DE PASSAGEM PELA PONTE DA MENOR PAUSA.

Celebramos este rito quando cessa a correnteza do rio sagrado do sangue da vida. Quando ele já cumpriu sua missão, e finalmente desembocou no oceano infinito de ser.
É quando entramos na trilha da minguante e nos aquietamos diante da sabedoria da Deusa anciã. Buscando agora usufruir a paisagem da própria essência.
                                                        

RITO DE PASSAGEM DAS PEDRAS DO CAMINHO, OU KALYBUTTH POR FALECIMENTO.

Esse rito é celebrado por ocasião de morte de entes queridos: marido, pais, avós, filhos, irmãos e Sacerdotes (a). Por divorcio ou separação definitiva. Por cura de alguma doença, e por mudança radical de vida.

Buscamos através desses ritos, reverenciar não só a mulher em simbiose com a Deusa Mãe, mas também reverenciar as forças naturais da criação: Deuses: PAI E MÃE, TRADIÇÕES E ELEMENTOS:

O pai AR, que nos promove a vida nos renovando a cada inspiração e respiração em sopro divino nos sintonizando com o TODO.

A mãe TERRA, quando nos entregamos, e sentimos seu coração pulsar em ritmo harmônico com os nossos corações promovendo a vida, e nos aconchegando quando retornamos ao seu útero sagrado.

A avó ÁGUA, que nos ensina a fluidez, a força da transformação. Que nos permite irmos ao fundo de nós mesmas em mergulho profundo de alma até o âmago do nosso Ego para emergirmos mais fortes e verdadeiros (a), sem cairmos mais nas armadilhas do próprio ego.

Ao avô Fogo, que nos conduz a coragem de banirmos dos nossos caminhos o que não nos serve mais. Restabelecendo assim a harmonia, a força e a garra de viver em PAZ, mesmo que para isso tenhamos que recomeçar muitas vezes, assim como Fênix, que está sempre ressurgindo do fogo.
                                                      
                                                            
Assim, esse é o nosso dia a dia, celebrar a vida. Fazer dos RITOS DE PASSAGEM, a consagração dos Deuses em nós.
                                                            
Graça Azevedo / Senhora Telucama
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama


terça-feira, 4 de outubro de 2011



RESGATANDO  A  LUCIDEZ  DA “MAGIA” PELA BRUXARIA  TRADICIONAl.

                                       
       
                                                  
Atualmente dentro do modismo da Bruxaria, as palavras "magia", alquimia, transmutação, feitiçaria e correlatas, passaram a exercer um enorme fascínio nos jovens e em um grande número de pessoas adultas, acreditando, muitas vezes, que teriam o poder manipulando "porções mágicas", caldeirões, varinhas, encantos, etc., E que o seu uso numa determinada hora, em um circulo fechado, em bosques, parques, na praia ou até numa determinada caverna, obteriam resultados de efeitos mágicos desejados.

Alguns (a)"esquisotéricos" (a) se orgulham ou são idolatrados (a) por "produzirem” algumas ações mágicas e se acham grandes magos e verdadeiros agentes dos Deuses. Mas o que temos observado nos últimos anos, é que os (a) referidos mensageiros magos dos Deuses não entendem que transmutar energias para movimentar o ar, expandir o fogo, contrair a água e interagir com a terra é fácil, pois são magias que se processam externamente, manipulando-se "coisas concretas" e de fácil acesso. Agora, difícil mesmo é realizar a magia "interior", onde se trabalha com as "energias abstratas", procurando transmutar a ira em paciência, a leviandade em firmeza, o receio em esperança, à soberba em humildade, a luxúria em simplicidade, o arrebatamento em prudência e o egoísmo em generosidade.
Eu costumo dizer aos Iniciados e Postulantes da Casa Telucama que o caminho da Bruxaria Tradicional é fácil, entretanto muito complexo... Fácil porque se trata de caminho inverso: De fora para dentro, e complexo porque é prioritário antes do conhecimento que se busque a autodescoberta e o autoconhecimento. Impossível se desenvolver uma Formação Tradicional na Bruxaria sem uma real compreensão e definição pessoal do que é SER UM (A) BRUXO (A) TADICIONAL. Com isso não quero  dizer aqui, que não se consiga, sabemos que requer técnicas, no entanto o que eu quero dizer é que a nível filosófico/religioso, sem se dá primeiro a mudança interior, desconstruindo os condicionamentos culturais de origem cristã, é impossível a TRANSFORMAÇÃO para SER NATURAL, ser um Bruxo (a), pois caso contrário, o conhecimento mágico só serve para satisfazer o ego.

Precisamos enfatizar e compreender que no caminho da Bruxaria Tradicional, na maioria das vezes, os grandes conflitos e "demandas" são interiores, ou seja, nós mesmos criamos os emaranhados de situações que ficam se movimentando em nossos pensamentos, sentimentos e, por decorrência, nas nossas ações mágicas.
Num primeiro momento, considerando as naturais dificuldades de tempo, Guianças, Templos, Colegiados, poderá dificultar a compreensão natural dos mistérios  dentro de uma  linha só teórica e literária. Daí porque a busca precisa ser justa e disciplinar, concretizar o que busca conscientemente, sem pressa, sem queimar etapas, pois o conhecimento é vasto, muito rico e profundo. Cabendo uma alerta para a simplicidade, (A simplicidade de SER e não de pobreza, afinal nós Bruxos (a) não fizemos votos de pobreza e sim de PROSPERIDADE).

Com a CONSCIÊNCIA CÓSMICA expandida disciplinarmente e vivencialmente ao invés de manipular as energias etérica, eólica, ígnea, hídrica e telúrica, terá condições de irradiar, mover, expandir, conduzir e coerir, na sua essência e forma e na busca do autoconhecimento, a fortaleza, o respeito, o entendimento, a sabedoria, a delicadeza, a justiça, a perfeita confiança, que traduzem os atributos dos nossos Deuses (Na Essência Divina): agindo através do Sol, (O poder oculto da palavra, O poder do verbo): agindo através da força da Lua, (O poder do útero): agindo através do planeta Mercúrio, (O poder do conhecimento): atuando através do poder de Júpiter (O poder positivo da verdade):Celebrando a beleza da vida com Venus (O poder da beleza das Artes, o poder do pensamento criador) num nível mais positivo, interagir com Marte (Para restabelecer a Paz entre os Deuses), e de Netuno num nível mais negativo ou passivo; (O poder da palavra da lei): agindo através da energia astrológica de Saturno/Urano, (O poder da vontade): agindo através da energia do planeta Plutão ( O poder do desacelerar, de se permitir o estado de inércia, para transitar entre mundos). Ao conseguir harmonizar-se com esses princípios e vibrações o (a) Bruxo (a) tem um contato muito mais direto e perfeito com a Verdadeira Magia Hierárquica.
Antes, porém, esforçando-me para compreender esse momento de transmutação da Bruxaria, principalmente no Brasil, o que poderá parecer pretensão ou mesmo intransigência minha, visto não realizar ou mesmo não concordar com algumas práticas, que por deturpação, desinformação, ignorância ou mesmo dolo, alguns querem travesti-las de Bruxaria Tradicional.
Sinto-me impelida a direcionar minhas palavras a aqueles que se dizem (a) Bruxos (a), e que devido à própria natureza humana, ainda não lapidada e tosca, perdem tempo com acusações vãs e comentários agressivos, sobre as práticas mágicas dessa ou daquela Tradição, que por não terem sustentação no conhecimento das mesmas ou mesmo consistência energéticas, são impingidas ao movimento da falta de ética e decoro religioso.
Um grande erro existente em muitos seguimentos da Bruxaria hoje é um apego ao que as “outras tradições fazem” para copiar ignorantemente, pois sabemos que a criatividade, a desenvoltura e a prática de cada Clã ou Família são a rigor muito peculiares as tradições hereditárias, sendo muito importantes como expressões criativas e são os pilares de toda civilização humana, promovendo assim a riqueza da diversidade cultural.
É por isso que só o estudo profundo e o autoconhecimento formam o (a) Bruxo (a): mudam-se os costumes; os preconceitos, as crenças, os julgamentos, etc. todas essas mudanças são necessárias para que a vida se adapte as circunstâncias a ela impostas.

São necessários alguns esclarecimentos para as práticas inerentes à peregrinação para dentro de si mesmo (o), pois são chegados novos tempos, onde algumas novas técnicas para interiorização pela oralidade são de absoluta necessidade. E, por estar comprometida em orientar àqueles, que não têm o necessário esclarecimento e estão "navegando" por "mares virtuais" sem o Farol da lucidez, alerto para evitarem sucumbir perante algumas hordas não muito nobres nem confiáveis. Assim: Não pratiquem ações que fujam ao bom senso; Não questionem as origens das pessoas, em quaisquer sentidos: filosófico, étnico, religioso, social, econômico, político...; Não se impressiona, e não se assusta a pessoas que por ventura não estejam dentro desta ótica; Não se estimula e não leva as pessoas às exposições constrangedoras ou mesmo ridículas, na realização de atos mágicos; Não se realiza celebrações em locais inadequados; Não se pratica quaisquer atividades que possam prejudicar as pessoas ou mesmo interferir no livre arbítrio; E, não se agride o meio ambiente, pois temos de ser cônscios da necessidade de preservação dos sítios naturais (praias, cachoeiras, matas, rios, lagos e campinas, etc.), não só pelo fato de serem centros energéticos e sagrados, mas também absolutamente necessários à vida.
Em determinados momentos da vida, especialmente quando nos lançamos nos grandes desafios ou quando surgem obstáculos, por algum motivo muitos se acham sozinhos ou abandonados, ampliando aquilo que se interpõe à nossa frente, desestimulando transformar os nossos sonhos, quer sejam espiritual e materiais, em realizações.

Magia "é ação da vontade", mas precisa de sincronia.

A magia é única, ela está no todo. A determinação da magia como sendo branca ou negra boa ou má, dependerá única e exclusivamente do direcionamento dado por cada um (Vontade) e ainda dos elementos usados no ritual. A magia pode ser ritualizada ou íntima, e poderá ser encontrada no ar, no fogo, na água e na terra. Cabendo apenas a utilização inteligente, visando a sua aplicação adequada, em benefício próprio e de terceiros, buscando forças interiores, visto que ao fazermos algo para o bem, o "universo conspira a favor", pois trabalha a favor da ordem. Já se buscarmos fazer o mal “universo conspira contra”, pois trabalha a favor do caos.


Quando se pratica magia, deseja-se que sejamos envolvidos pelas energias das Vibrações Originais: (Deuses); vibrações astrais (planetas) ou Vibrações espirituais (Guias, espíritos ancestrais, elementais), dependendo bem de como se tenham reforçados os seus atributos e ações positivas e aliviadas as ações negativas. Por sua vez, quando se trabalha a magia, temos de considerar que suas formas são interdependentes, ou seja, utilizamos os nossos recursos físicos e abstratos, conscientes e inconscientes de modo a aplicar nossas habilidades mentais, visuais, auditivas, olfativas, degustativas e de tato.
Bom, para não ficarmos no redundante, pois magia pressupõe movimento, poderia denominá-la de ritual, ação, magia, encantamento... Denominemos magia, como sendo o exercício da transformação porque nos induz a uma atividade dinâmica para mudança, bem com a utilização de recursos físicos. Sabemos, pois, se realizarmos ações por motivos considerados justos, com certeza, os estímulos necessários e adequados ocorrerão. Dependendo é claro e exclusivamente da liberação das forças cósmicas governantes. Pois ao contrario do que muitos pensam o (a) Bruxo (a) não pode fazer o quer quando e bem entende sem obedecer a uma ordem universal.

Ter conhecimento sobre Magia, implica em se ter poderes pessoais de ação e reação no plano astral, com ou sem a participação dos guias, ou seja, entidades espirituais. Assim, quanto maior o conhecimento dos mistérios da “magia” maior a RESPONSABELIDADE. Mas há quem tenha conhecimentos e não consiga movimentá-la por que não tem a outorga necessária. Enquanto outros são dotados de poderes espirituais, psíquicos e astrais, mas não tem conhecimentos necessários. E é por isso que muita deturpação e corrupção acontecem através da manipulação.
Por sua vez, alguns aspectos devem ser levados em consideração, visto que ao movimentarem-se "Forças Sutis", para uso próprio ou de terceiros, deve-se levar em consideração o que é passível de merecimento, positivo ou negativo. Ações deletérias podem até surtir efeitos, entretanto ficarão registradas em "nossos arquivos", para resgates no presente ou no futuro, desta ou de outra vida.

Com votos de profunda paz nos pensamentos, que se irradie alegria pelos sentimentos e harmonia nas ações, com prosperidade, força e bênçãos dos nossos Deuses, desejo a todos muita iluminação através da busca, lúcida e consciente.
Graça Azevedo/Senhora Telucama
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama               

GLASTONBURY / AVALLON 2011 -SENHORA TELUCAMA, DANNA D' THUATAS E VENUS, CELEBRANDO EM AVALLON /GLASTONBURY.- EM AGOSTO E SETEMBRO 2011.




                          
                                                                     AS  MAÇÃS
 
                                      
                                                    O  VALE SAGRADO  DA ILHA

                                                                           
                                          O  PORTAL...

                                       

 
                                                        FINALMENTE LÁ ESTÁ THOR...
                                                    
                                             

                                                   MUITA EMOÇÃO!!! SEM PALAVRAS...
                                      
                                         


                                                                      

                                                                                                            
                                    


                                  
                                                                VITÓRIA!!! CONSEGUIMOS...

                                  
                                         QUE OS CORVOS NUNCA PERCAM A ROTA!!!


                                            

                                              DANNA  CHEGOU BEM PERTO! HEYA!!!

                                            
                                                VENUS  SIMPLESMENTE EM PAZ!!!
                                                                              
                                               

                                                                 AGORA É SÓ CELEBRAR...          

                                   
                                    O CAMINHAR PARA THOR; PERDIDAS NA FLORESTA...

                                               
                                                              PLENITUDE...
                      
                                                           TUDO QUE EU PRECISAVA...

                                                                                                           E AGORA? PACIÊNCIA...
                                            
                                              PÃO SIM... ESSA É A NOSSA COZINHA!!!                             
                                                                                                                                                                                                               
                                        VASSOURAS... VASSOURAS... VASSOURAS...
                                              
                                PORTAL DA CASA DELAS...

                       
               ALEGRIA...MELANCOLIA...SAUDADE SEM SABER DE QUE... TUDO E NADA!
                                                 

                                                
                                                          VENUS NA CASA DE VENUS!

                                          

                                         


                                  





  FILHAS DOS DEUSES DE VÁRIAS TRADIÇÕES SE ENCONTRAM EM AVALLON...

                           DESPEDIDA DA NOSSA IRMÃ SACERDOTISA DE BRIGITHA CLOR.