sexta-feira, 25 de novembro de 2011

                        O DEUS RENASCIDO DO VERÃO

                                             
É Natal!
Um Novo Ano para os cristãos!
É um novo círculo que iniciam. É momento de reflexão, de novas esperanças e de trabalho.

As mudanças foram imensas e não pararam para todos nós, independentes de qualquer seguimento religioso. Há muito a fazer pelo próximo. Deixemos nossas intolerâncias e preconceitos de lado. Se somos gotas desse imenso oceano que é a Humanidade, sejamos então, gotas saudáveis, amorosas.
Quando estamos firmemente sentados neste estado de consciência, somos naturalmente autoconfiantes sentimo-nos livres do ego. Deste tirano que seduz e escraviza. Nossas qualidades naturais, principalmente de semear amor, paz e harmonia nos permitem fantasiar a criação e liberta-nos. Nossos poderes originais de clareza em relação à Bruxaria Tradicional se fazem presente.
Então tornamo-nos disponível para nos envolvermos com o todo. Os nossos Deuses promovem a percepção de ver o belo além das aparências do cotidiano, seus ensinamentos naturais asseguram-nos uma forma de agir pura, sendo razoáveis, alegres e bondosos. Permite-nos estarmos sempre em contato com a antiga fé. Relembra-nos sempre da dignidade verdadeira, nosso destino, nossos princípios criteriosos em relação ao amor ao próximo, nossas verdades e sentimentos enquanto seres humanos.
Quando estamos firmemente prestando atenção nas leis que regem o universo, permanecemos livres das desconfianças e violências para com a sagrada mãe Terra. Tornamo-nos benevolentes e sábios em relação a nós mesmos e aos outros. Somos naturalmente generosos. Para assim proceder, precisamos ter uma visão ampla e perspicaz, alem de desenvolver atitudes amorosas. Nasce então um contentamento interno de estar armazenando riquezas das aquisições de "ser".

Nós Bruxas (o), encarnadas (o) neste momento histórico, estamos travando um difícil, grande e benevolente bom combate: a luta da transformação, a que destrói o egoísmo, preconceitos e atraia a humildade da sabedoria.
RECONSTRUÇÃO, essa é a palavra chave. Reclamamos para nossa luta valores terrivelmente esquecidos; a solidariedade, o desapego e gritamos por autotransformação a serviço da humanidade neste período valioso e crítico da história humana.

Nestes momentos, gosto de lembrar um versinho de Pablo Neruda:
"Você veio de uma estrela, está em uma estrela e vai para uma estrela..."

Em algum lugar, em Vilas, em Vales, em Avenidas, em campos, Florestas e em ruas movimentadas ou desertas, neste exato momento, existem uma fogueira interior no coração e na alma de alguém, e em torno dela desejos e sonhos de transformação.
A maioria de nós está nesse exato momento, se alimentando de contentamento por despertar a Deusa e Deus internos. Contentamento é a fonte interna e eterna da luz dos nossos Deuses, a qual nunca seca. Estamos reaprendendo a dirigir nossas vidas de forma habilidosa.
Já existe a virtude da cooperação dentro do eu de cada um, os tempos das sombras estão para sempre esquecidos nos famigerados museus e escritos da "Santa Inquisição" e similares. Sentimos perfeitamente o desabrochar dos desejos e virtudes: não-egoísmo, humildade, tolerância, maturidade e desapego entre todos os filhos dos Deuses, para elevação e expansão da consciência. Percebe-se que todos estão empenhados em uma ação concreta para cumprir e fazer cumprir as leis da Grande Mãe, a Natureza.
Coragem deve ser a maior habilidade do ser humano. Face ao perigo, possui o dom de dominar o medo e vencer pelo amor. Pois, urge reconhece ser uma alma imortal, e estará de volta sempre, empenhando seu cálice de renascer, mesmo que das cinzas.
Perseverar sempre foi meta, além da coragem de elevar nossos Deuses aos seus panteões de direito, buscamos a paz dos caminhos que nos conduzem aos mesmos. Mas, com firmeza permanecemos no campo de batalha sem medos de desafios, pois usamos a mais forte e eficaz arma: o amor pleno, que nos protege como couraça de luz sob comando dos Deuses.
Determinação é a virtude que nos capacita a prosseguir. Assim como vestimos mantos para celebrações ritualísticas, vestimos as vestimentas da responsabilidade para com as diversas tradições que norteiam nossos caminhos. Quaisquer que sejam as circunstâncias ou obstáculos possuímos a capacidade de ler através das pedras, poeiras, águas, luz do sol, fases da mãe lua a melhor trilha a seguir.
Temos sido as pessoas de fortes combates, realizadoras de grandes ações beneméritas ao longo da história humana, alvo de violentas infâmias, invejas e perseguições. Entretanto estamos conscientes de que grandes ações, ainda mais grandiosas se cumprirão, assim como fazer despertar o renascer dos Deuses nos corações e nas almas, para consolidar definitivamente a preservação da Terra, bem como a necessidade da transformação do "Ter" para "Ser", tarefa das mais difíceis. Mas somos determinados o suficiente para encaramos mais essa em nome da Deusa Mãe.

Disciplina significa conduta ordenada, é não se enfraquecer frente aos sentidos, aos velhos sentimentos, aos modelos históricos ultrapassados que já não nos cabe mais. Precisamos nos impor treinamento para que aperfeiçoemos nossa arte de amar, dentro de um caráter moral elevado, sem ostentar a força e o poder. Sem o abuso de lideranças mal canalizadas e meramente seletivas. A fé sem disciplina, muito pode ser começado, mas pouco pode ser concluído. Se desenvolvermos com equilíbrio a disciplina, nos estudos, na convivência com a comunidade em que vivemos nos impondo como seres divinos pelo exemplo de comportamento e valores de vida, meditando quanto ao nosso processo diariamente, vigiando a cada passo, cada pensamento, palavra e ação, ai então seremos os verdadeiros enviados dos Deuses no contexto atual.
Que a luz do Deus renascido se faça em nós!
Graça Lúcia Azevedo / Senhora Telucama

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

                             O EGOÍSMO DA INGRATIDÃO.
                                                                  
 
Definição de INGRATIDÃO: "A ingratidão consiste em esquecer, desconhecer ou reconhecer mal os benefícios, e se origina da insensibilidade, do orgulho ou do interesse."
O ser humano tem de fato muitos defeitos e virtudes. A ingratidão e  o egoísmo são dos defeitos que mais deprime e incomoda. A ingratidão acompanha o egoísmo e vice-versa. O egoísta, é aquela pessoa que só pensa em si própria e nos seus próprios interesses e cujo umbigo funciona como centro do Universo, é um ser que não tem qualquer problema em usar os outros, pensando unicamente no benefício próprio. Atingidos os objetivos, invoca o ingrato que habita no seu interior para mostrar às pessoas que o ajudaram, o quanto valem para ele, ou seja; NADA. Essas pessoas são meros instrumentos para atingir o fim. 
O sucesso é mérito pessoal, por seu lado, o fracasso é motivado por aqueles que o rodeiam. É este o pensamento típico do ingrato, do individualista.
Infelizmente para essas pessoas só resta um futuro: mais tarde ou mais cedo, sentirão necessidade que a sua individualidade seja quebrada e não terão mais que um espelho para refletir a sua imagem sem expressão, sem luz própria, pois as mesmas foram consumidas pela ingratidão.
Jamais me arrependo de nada que fiz por pessoas ingratas, pelo contrário, elas só me reforçam a retidão do meu caráter, pois cada vez mais conheço “gente” e “pessoas”, e potencializo o princípio de que Caráter é uma sementinha que já nasce com a gente.
Diante dessas pessoas, vejo com mais clareza a falta que faz na formação do ser humano “limites”...
Mas sempre hei de dar à oportunidade de me provarem a diferença em ser só “pessoa” e ser “gente”...
Acabei de crer que a minha maior virtude é a gratidão aos meus Deuses e aos meus pais por terem me ensinado os “LIMITES”, para caminhar respeitando os meus sentimentos e principalmente os dos que me acolheram amorosamente e afetivamente ao longo da minha existência.
Partindo sempre do princípio que raramente ganhamos  gratidão da mesma pessoa para a qual fizemos algo de bom. Serão outras pessoas em outros momentos. Na verdade, nunca devemos esperar receber algo por nossas boas ações, até porque se esperamos estamos somente sendo “pagos” para sermos bons, e isso não é bondade. Seria apenas uma transação comercial.
Sejamos sempre gratas, mas jamais esperemos gratidão de outros. Seria uma troca. Comércio barato. Ninguém  seja quem for, deveria “pagar” para ser bom. Ser bom é não esperar nada em troca de ações boas. É isso que torna a raça humana especial. As exceções são apenas isso: EXCEÇÕES. Pessoas que apenas passam pela nossa vida e pela marca da ingratidão não se tornam ninguém, não deixam rastros.
Ao fazermos o bem com o coração, jamais devemos esperar algo em troca. O divertido está exatamente em dar sem esperar nada em troca. Ai, a ingratidão de qualquer pessoa deixa de existir, simplesmente porque não esperamos mesmo. Se vier é lucro, mas se não vier, não será prejuízo.
Mas o interessante da existência digna e saudável é que sejamos sempre pessoas gratas, devolvendo em dobro aquilo que recebemos. Isso nos coloca em um patamar de pessoas que são “gente”. Gente que é referência de dignidade, não pela impressão que causa ao chegar, mas, pela a que deixa ao partir...
Graça Azevedo / Senhora Telucama– 22 de novembro de 2011

Bruxaria Tradicional - Um Caminho Sem Nome?

Bruxaria Tradicional - Um Caminho Sem Nome?

Outro dia conversava sobre o termo Bruxaria Tradicional com uma nativa inglesa, que recebeu muita influência da Traditional Craft de Robert Cochrane, e cada dia mais chego à conclusão da falta de conceitos e limitações linguísticas entre nossas línguas (português/ inglês), contudo ela mencionou uma frase utilizada e até bem comum do "Caminho sem nome" tal como colocou a definição do que tudo o que veio antes da Wicca é Traditional Craft.

Primeiro temos que analisar que tudo tem nome e significado, seria impossível criar um caminho religioso, filosófico, mágico sem ter base clara do que esta seguindo, do que se cultua, de um direcionamento, pois senão entra a questão daquela antiga frase: "Para quem esta perdido, qualquer caminho serve", e como acredito que Bruxaria Tradicional não é um caminho de perdidos, é necessário saber com total clareza o que esta se seguindo e ai sim ter a peregrinação espiritual.

Já pararam para pensar quantas pessoas ficam perdidas por ai no reino da magia? Isto é um fato, a grande maioria acaba cansando e se tornando solitário, ou seja, exercendo uma crença individual diante dos desastres que encontramos pela falta de comunicação e pelas discussões recheadas de achismos, egos e um mar de imensa intolerância, quem já é mais antigo nos meios virtuais sabem das discussões em listas, chats e msn, contudo pela total falta de definições, muitos irmãos de caminho saíram e as comunidades pagãs perderam um grande número de pensadores e nos restaram apenas às revistinhas virtuais e alguns poucos projetos já condenados à mesmice.


Acredito que o grande diferencial do Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil, seja realmente mostrar as placas e criar projetos reais e de valor, não somente por não estarmos influenciados e limitados aos escritores, mas por termos uma base conceitual e de vivência hereditária muito consolidada, muito fácil de assimilar para quem busca realmente se dedicar ao caminho da Bruxaria Tradicional sem estar necessariamente ligado ao ecletismo ocultista a partir da década de 60.

Para nós do CBT, Bruxaria Tradicional tem nome, raiz, endereço, placa, luminoso, DNA, enfim... tem uma clareza e uma fluidez muito fácil de seguir e compreender. 

Em uma conversa citaram que genericamente BT são práticas/ crenças anteriores a Wicca na Europa, isto sinceramente é um erro teológico, pois temos diversos caminhos feiticeiros anteriores a Wicca, tanto na Europa como fora dela! O ocultismo que nasceu marginal a Igreja Católica, por exemplo, não é Bruxaria, contudo do nascimento do Catolicismo até os dias de hoje o tornam um conhecimento mágico tradicional em termos de tempo.

Temos diversas ordens iniciáticas, tal como temos inúmeros movimentos de crença e podemos até filosofar sobre o uso das práticas de feitiçaria, entretanto não poderíamos taxar de forma generalistas como sendo estas Bruxaria (cultos específicos pré-cristãos europeus), a não ser pela visão distorcida usada pela Igreja Católica e posteriormente pelos protestantes onde qualquer coisa que fuja da base cristã seja chamado de bruxariaS, mas isto é algo que chega a ser simplório e todo mundo pode entender a questão sem se aprofundar em Teologia.

Estava lembrando uma entrevista em que dizia que: "Antes da Wicca, existia a Witchraft", e devemos traduzir e separar a Bruxaria Ancestral de Feitiçaria Genérica, e assim fica perfeitamente claro a colocação da frase, que o processo de feitiçaria é algo comum e esta dentro das religiões como também dentro das práticas de crenças individuais sejam elas pagãs ou não.

Ontem em um almoço com o Conselheiro Wagner Périco, comentávamos que muitas pessoas ainda têm dúvidas de como funciona o Conselho de Bruxaria Tradicional. Respondendo esta questão: O CBT é uma instituição de caráter privado, é uma confraria de grupos de Bruxaria Tradicional que prezam por um caminho sem ecletismos, ou seja, focam seus trabalhos nas tradições dentro da Bruxaria, sendo esta definida como sendo um caminho de culto a divindades, com base nos costumes e tradições regionalistas europeias, contudo também temos foco em Folclore e Estudos de Base Acadêmica ligado aos povos da Era Antiga (Reconstrucionismo).

Temos conselheiros que são folcloristas, reconstrucionistas, praticantes de magia natural, ativistas, contudo são pessoas que prezam em levar adiante as tradições da Bruxaria aqui em terras brasileiras e realizam trabalhos acadêmicos e de preservação.

O CBT é uma Ordem Iniciática? É um Vaticano para a Bruxaria?
Resposta: NÃO! O CBT é uma instituição que realiza e divulga eventos, cursos, palestras, intercambio, base de crença comum a clãs e encaminhamento a grupos, e estes sim são iniciáticos, tal como tem total independência como locais de culto religioso.

O CBT esta ligado a outras instituições?
Resposta: Sim, temos parcerias com diversas instituições que cooperam por realizar divulgações, projetos e eventos em favor da coletividade ocultista, contudo mantemos a soberania de nossos atos administrativos e idealismos.

Fechamos esse ano com maestria em palestras, artigos e divulgações, portanto vejo de modo positivo a entrada do CBT no cenário nacional como internacional, o nosso objetivo é promover sempre um caminho de fraternidade, clareza e oportunidades.

Um grande abraço fraterno,

Ricardo DRaco
Conselheiro do CBT
Magister da CLÁN - Bruxaria Tradicional Ibero-Celta