quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bruxaria - uma árvore com muitos frutos

Bruxaria - uma árvore com muitos frutos
Por Og Sperle (Conselheiro da UWB e parceiro do CBT)

Muito se tem falado sobre Bruxaria Tradicional e Bruxaria Moderna, ecletismo ou tradicionalismo, conservadorismo ou modernismo... Ismo para cá e ismo para lá.

Pode até ser uma questão de interpretação, mas só para exemplificar, vamos utilizar a palavra homossexualismo, que para alguns é pejorativa, pelo fato de entenderem que o uso do sufixo “ismo” designa doenças. Contudo, muitas outras palavras utilizam o referido sufixo, tais como: realismo, budismo, heroísmo, neologismo, enfim... Assim como algumas terminologias científicas também, como: daltonismo, reumatismo e outras.
De acordo com o dicionário, “ismo” é um sufixo de origem grega e indica origem, crença, escola, sistema, conformação. Ou seja, palavras com essa terminação indicam que uma ideologia é seguida, que existe algo consolidado como regra ou, pelo menos, que se acredita ser uma regra. Assim temos o positivismo, catolicismo, presidencialismo, helenismo, jornalismo, etc..

E porque toquei neste assunto, já que estamos falando de Bruxaria Tradicional e Bruxaria Moderna? Pelo simples fato de estarmos falando sobre terminologia ou interpretação da mesma.


Segundo a antropóloga inglesa Margaret Murray, a bruxaria seria resíduo de uma religião pré-histórica, um culto da fertilidade que sobreviveu à cristianização, sobretudo no meio rural e nas populações descendentes de raças submetidas, como os celtas, o que explica a forte divulgação do culto nas ilhas britânicas. O culto teria sido ressuscitado sobretudo em tempos de enfraquecimento da igreja, como aconteceu no período da Reforma, nos séculos XVI e XVII.


A palavra bruxaria, segundo o uso corrente da Língua Portuguesa, designa as faculdades sobrenaturais de uma pessoa que geralmente se utiliza de ritos mágicos, com intenção que ultrapassa os conceitos "morais" da época. É também utilizada como sinônimo de curandeirismo e prática oracular, bem como de feitiçaria.


Por se tratar de algo conceitual, há uma grande confusão acerca do que é bruxaria ou quem pode se considerar um bruxo ou uma bruxa. Contudo, percebemos que em diversas culturas e religiões de origem antiga, encontramos o termo bruxo, bruxa, feiticeira e feiticeiro, assim como bruxaria e feitiçaria.


Vejo a bruxaria como uma árvore frondosa, que possui suas raízes em tempos onde o tempo não era contado, a vida era vivida e a natureza era sagrada. Esta árvore deu origem a vários frutos, alguns não vingaram e apodreceram e outros vingaram. Destes, uns foram retirados antes de amadurecerem e outros foram retirados na época certa de sua colheita.


E a questão de que uma coisa atual não é ou não pode ser tradicional, eu digo que, tradição é um conjunto de costumes e crenças que remonta tempos antigos, praticados por nossos antepassados e transmitidos de geração em geração com o objetivo de serem preservados. Variam da cultura de cada povo e região e fazem parte de um contexto histórico-temporal, onde são aceitos e praticados pelo senso comum da sociedade. Fazem parte das tradições: lendas, mitos, práticas religiosas, danças, músicas, vestimentas, pratos típicos, brinquedos, jogos, artesanatos, decorações, histórias, valores e comportamentos. Tais conhecimentos são transmitidos de forma oral e/ou escrita.

FONTE: http://uniaowiccadobrasil.com.br/imprensa/artigos/406-bruxaria-uma-arvore-com-muitos-frutos

domingo, 4 de dezembro de 2011

                                 
                                                             PARTILHA
Os nossos critérios de ação na BRUXARIA TRADICIONAL devem ultrapassar a realidade unicamente humana. Na origem das atitudes há os dados da ética e da moral, mas também as questões divinas que estão relacionadas com as questões da fé.

Ser generosa (o) não é simplesmente ser justa (o), mas atender as necessidades quando nos for possível, de quem está em situação de sobrevivência inferior a nossa. Não é fato apenas de merecimento e de justiça, mas de solidariedade e de partilha de forma fraterna, para que todos tenham vida digna.

O Planeta Terra nos doa a magnitude diversificada de terrenos onde se planta de tudo. É daí que tiramos os alimentos. Mas todos devem trabalhar nela para que haja fartura. Os frutos são para sustento da coletividade de forma solidária.
A necessidade de vida e de alimento é inerente a todo ser humano. Na partilha, ninguém pode ser injustiçado, mesmo que alguém receba além do que é justo por não ter trabalhado o tempo todo.

Para as Leis que regem o Universo, a ternura e a generosidade ultrapassam a nossa compreensão de justiça, a lógica é diferente do que é ser “boazinha (o) e caridosa (o).” Fazemos justiça quando compreendemos e agimos generosamente com o TODO e com TODOS.

A prática da vida da (o) Bruxa (o) deve ser a da ternura para compor o amor, com capacidade de doação maior do que aquilo que merecemos. É a paciência, a compaixão, a tolerância e a justiça, tendo como objetivo viver bem, tendo uma vida que faça sentido.

Para os nossos Deuses, a partilha não é matemática e nem mesquinha, porque nós somos capazes de nos colocarmos no lugar do outro e entendermos as necessidades de cada pessoa. Assim, a partilha, ultrapassa os critérios humanos e seus dons são sem medida. O que importa não é o que fazemos, mas a forma como fazemos as coisas. Sem alardes, mas principalmente com consciência das nossas ações.
Graça Azevedo / Senhora Telucama
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama
CÍRCULO  DA PARTILHA DOS NOSSOS IDOSOS CARENTES.
 
 
 
Realizamos dia 03/12/2011 mais um CIRCULO DA PARTILHA COM IDOSOS CARENTES, quando completamos 37 anos de PARTILHA com nossos Idosos Carentes, cadastrados nas invasões e periferias da nossa cidade.
Foi uma tarde de muita alegria e brincadeiras. Um delicioso lanche e distribuição de cestas básicas e roupas.



AGRADEÇO A TODA FAMÍLIA TELUCAMA, QUE COM TERNURA,AMOR E PARTILHA FIZERAM ACONTECER MAIS UM ANO DE REALIZAÇÃO DO VERDADEIRO SENTIDO DE GENEROSIDADE. AMO VOCÊS POR EXISTIREM NA MINHA VIDA!
Graça Azevedo/Senhora Telucama
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama


CELEBRAÇÃO DO CIRCULO.
RITUAL DO LAVA PÉS DOS CONVIDADOS.








TEATRO PARA OS IDOSOS.


CONCURSO DE DANÇAS.




DANÇANDO NO CÍRCULO PARA ALEGRIA DOS CONVIDADOS.



MOMENTO DO ALIMENTO SAGRADO