terça-feira, 20 de março de 2012

Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil

                       A TESE SOBRE PLUCIOS PARA BRUXOS


                                                                       
Estava analisando algumas teses e deparei com o termo "Plucios" para a origem da palavra Bruxo, e para nós membros conselheiros do CBT é sempre um prazer ter um desafio intelectual para encontrarmos mais informações que venham de encontro às expectativas pagãs de encontrarem dados históricos, materiais realmente que se sustentem diante dos achados ditados pelas matérias acadêmicas, muito embora como dito diversas vezes em nossa casa, não discutimos crença! Apenas promovemos mais informações para que o próprio peregrino encontre suas respostas como um ser pensante e não se petrifiquem em fanatismo e modismos.

Pois bem, pegamos um artigo com esta frase: “- Ao se rastrear as origens do termo bruxa encontra-se a palavra latina plucios (plus = mais; cios = saber), denominando pessoa que sabe muito.”.

Encontraremos muitas palavras que se aproximam morfologicamente do termo bruxo, diante da diversidade de línguas que estariam em torno de 6.212 idiomas, conforme o compêndio Ethnologue, considerado o maior inventário de línguas do planeta. Sendo assim, seria de consenso e lógico de se pensar que haveriam palavras morfologicamente semelhantes!

Existe um comodismo intelectual em acreditar que a palavra bruxo esta ligada ao termo sabedoria, a sabedoria é inerente às religiões, poderíamos filosofar sobre a questão em dizer que sabedoria é um estado de espírito, o que já difere de um homem de conhecimento. Seria como generalizar um bibliotecário que já leu centenas de livros por fazer parte de sua profissão e lhe dar um título default de sábio; Seriam todos os homens de profissão de conhecimento sábios? É justo separar o CONHECIMENTO do conceito SABEDORIA.

O termo "homem sábio" como um curandeiro é utilizado na Inglaterra desde o século 15, porém com mais relevância no século 19, chamados de "cunning folk" na Grã Bretanha, a prática de curandeirismo popular esta ligada a feitiçaria e não a bruxaria já depreciada pelas linhas cristãs como práticas mágicas de malefício (magia negra) desde a Era Medieval conforme influência cristã. Já as linhas religiosas pagãs inspiradas ou não na religiosidade nativa ancestral focam seus estudos ao período anterior a influência cristã (Era Antiga), dentro do fundamento de crença chamado de Paganismo, de onde nasce a religiosidade Bruxaria de fato, retirando todo o ranço advindo do cristianismo na Europa e suas depreciações para com as outras religiões.

Concluindo que a ligação de sábio para bruxo é uma influência direta da Era Moderna e não existe nenhuma ligação fundamentada para com a palavra bruxaria na Era Antiga, embora ainda assim existam teses que mereçam ser aprofundadas pela comunidade acadêmica.
Voltemos à palavra latina plucios (plus = mais; cios = saber), "denominando pessoa que sabe muito." entrei em contato com muitos doutores*1 das cadeiras de latim e linguística para entender se existiriam fundamentos para me aprofundar nessa pesquisa, a conclusão é que esta palavra não existia, e de certo ela não existe, a palavra estava errada morfologicamente falando, seria plusscius!
Descoberta a grafia correta, fui à busca de argumentos que pudessem dar base para essa busca às palavras de origem latina, e novamente embora existisse uma citação, quando digo uma é exatamente isso, uma citação apenas contida em um texto de Satíricon na parte central, mais especificamente na cena Trimalchionis da obra de Tito Petrônio Árbitro (27-66 D.C.).
Segue abaixo a origem da tese:

Referência: Ali, Said, Investigações Filológicas, 1975, pag. 275

A palavra pode ser herdada do substrato do Celtibérico ou pode derivar da origem plusscius Latina,-a, um (> mais + scius), um hápax atestado na cena Trimalchionis, uma parte central em Petrônio de Satíricon. Pluscia poderia ter surgido a partir da mutação da vocalização de / p /, pluscia> pruscia> Bruscia> bruxa (Português)

Algumas referências nos dicionários de latim quanto à palavra sábio:

saber = scire

sábio = prudentibus

sabedoria = sapientia

para saber mais = plus scire

na medida em = cios

Pluscios = Pequena cidade da Lituânia.

Referência Inglês/ Latim:

http://ancienthistory.about.com/od/petronius/a/Petroniusvocab.htm

Plusscius = knowing more (?)

CONCLUSÃO

É necessário para um bruxo andar por um caminho de sabedoria, diferente da idade antiga aonde o conhecimento vinha direto da natureza, hoje se faz necessário um esforço maior diante de tantos dados desconectos.
"knowing more" (mais conhecimento) Quem precisa de mais conhecimento? Seria o sábio ou o ignorante? Conhecimento é igual à sabedoria? Podemos basear nossa religiosidade em cima de uma palavra que poderia ser um erro de escrita? Seria a couve de Bruxelas a couve dos Bruxos??
Ser um bruxo é mais que ser um curandeiro, é mais que ser um cozinheiro, é mais que ser um feiticeiro e não é preciso ser um teólogo sobre esta questão, teologia que é ensinada por padres e evangélicos em instituições como PUC (Pontifícia Universidade Católica), Universidade Presbiteriana Mackenzie, pela Universidade Metodista, entre outras de menor expressão. A base mais sólida que temos com o termo bruxo é o nosso próprio idioma e que já existia antes mesmo dos romanos invadirem a Ibéria, mostrando uma grande porta para o campo do estudo antropológico dos povos antigos europeus.

Contudo cada um é livre para buscar o conhecimento, para fazer suas teses e exercer o seu direito de fé.
Abraços Fraternos,

Ricardo DRaco

*1 - Dra. Sandra Braga Bianchet - Licenciada em Português, Latim, Inglês e Alemão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estudos Linguísticos. Pela USP doutora na área de Língua e Literatura Latina. Na mesma universidade em que se iniciou na vida acadêmica, hoje leciona no seu curso de bacharelado em Latim.

Dr. Erivelton Rangel de Almeida - Mestre em Cognição e Linguagem - Professor de Língua Portuguesa

Dr. Edinalda Almeida, coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Literatura, Memória, Cultura e Sociedade do Instituto Federal Fluminense.

Cordialmente,

Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil

http://www.bruxariatradicional.com.BR


Cordialmente,


CBT - Conselho de Bruxaria Tradicional

                                      OUTONO
Hoje dia 20 de março, estamos recebendo e reverenciando o Outono, e o Sol finalmente entra em Aries. Tudo começa de novo. O zodíaco fecha seu serpentear de forma harmônica. Louvados sejam os nossos Deuses e antepassados que nos mostram a realidade e a necessidade do "peregrinar" para deentro de nós mesmas. Que tenhamos a lucidez concreta da nova colheita e da simbiose perfeita da mãe Terra, dos novos frutos e da florescencia que nascem e morrem no próximo Inverno. Que possamos armazenar as mais doces compotas, que a lenha que irá aquecer os nossos corpos tenham guardado o aroma das flores e o calor do sol até a Primavera, quando tudo renascerá. Que todos nós tenhamos a determinação, e a persistência do Deus Sol para guardar em nós a Luz e a fertilidade renovada dos sentimentos e das dores.
                                       
                     HEYA SISTEMA OUTONAL EM NÓS!
                     Graça Azevedo / Senhora Telucama
                                            

segunda-feira, 19 de março de 2012

ESCOLA INICIÁTICA PONTO DE MUTAÇÃO DO TEMPLO  CASA TELUCAMA.
     
                                                                     

A Direção, Coordenação Geral e Orientadoras da ESCOLA INICIÁTICA PONTO DE MUTAÇÃO DO TEMPLO CASA TELUCAMA, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições para NOVA TENDA 2012, do Colegiado de Bruxaria Tradicional.
A reger-se pela forma desta comunicação, pelas normas específicas do Colégio, e demais informes q...
ue regem as condições para a referida matricula, inclusive deliberações do Colegiado que:
- As aulas já terão inicio na próxima terça-feira, dia 20 de março às 20;hs.
                 
                              

1. INFORMAÇÕES SOBRE O COLEGIADO:

a. Serão oferecidas até 20 (vinte) vagas, que se destinam aos interessados em obter formação teórica e prática concernentes ao campo da Bruxaria Tradicional, formação, e peregrinação Sacerdotal.

b. O Templo Casa Telucama não abre suas portas para visitas de pessoas que não apresentem previamente interesse no Caminho da Bruxaria Tradicional Celta.

c. Só há um momento propício para visita, que acontece no Osthara, com apresentação ou indicação de algum membro do Templo. Nesse dia, celebramos a Primavera que é comemorado no mês de setembro.

d. O Templo abre regularmente novas turmas para iniciação aqueles que pretendem trilhar o Caminho da Antiga Religião.

e. Neste momento, estamos abrindo inscrições para nova turma em 2012.

f. As inscrições são feitas via email para: senhoratelucama@terra.com.br
g. Ao email solicitando inscrição, deve ser enviada a FICHA DE INSCRIÇÃO (em anexo) devidamente preenchida.

h. As aulas terão início no DIA 20 DE MARÇO DE 2012.
                                                                      

CRITÉRIOS DETERMINANTES PARA A FORMAÇÃO NA ESCOLA INICIÁTICA PONTO DE MUTAÇÃO.

1- Ser maior de 18 anos.
2- Residir em Salvador ou Região Metropolitana.
3- Ter concluido o Segundo grau, ou estar cursando.
4- Na Escola Iniciática as aulas são semanais. Para a nova turma de 2012, as aulas serão nas terças-feiras à noite: Dás 20hs às 22hs.
5- Exige-se, ainda, a presença nos festivais e rituais, que ocorrem, geralmente, uma vez ao mês, conforme calendário do Templo, definido no início de cada ano gregoriano.
AVISO AOS INTERESSADOS QUE ENVIARAM SOLICITAÇÃO DE VAGA, QUE DEVERÃO COMPARECER AO TEMPLO PARA A PRIMEIRA AULA, QUANDO NA OPORTUNIDADE CONCLUIRÃO A MATRICULA.
Sejam bem vindos a GRANDE FAMÍLIA TELUCAMA!
ADMINISTRAÇÃO, ORIENTAÇÃO E COORDENAÇÕES DA ESCOLA INICIÁTICA DE BRUXARIA TRADICIONAL PÓNTO DE MUTAÇAÕ DO TEMPLO CASA TELUCAMA.
NOVA TENDA;

DIA 20 DE MARÇO - TERÇA-FEIRA. ÁS 20HS.
LOCAL: TEMPLO CASA TELUCAMA
PRAIA DE IPITANGA- CONDOMINIO MORADAS DO SOL NASCENTE- RUA MARIA DO CARMO PARANHOS
N 26- LAURO DE FREITAS. TEL 3378-1758.