sábado, 17 de março de 2007

Entrevista a Fernanda Guilher



Entrevista com a Senhora Telucama Graça Azevedo.


Fernanda Guilher


FG - Já ocorreu algum caso de retaliação e/ou perseguição e/ou preconceito?


ST- Resp: Algo muito sutil, nada relevante.

FG. Roda do Ano do Norte ou Roda do Ano do Sul? Eis a questão.


ST- Resp: Já que tempo e espaço são circulares, o conceito da Roda do Ano foi baseada nesse princípio. É muito fácil entender que vemos o espaço em nossa volta dividido em quatro partes: à frente, atrás, à esquerda, e à direita.
É ainda mais simples compreender a Terra e a passagem do tempo, observando as quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e interiorizando que às quatro estações são paralelas (inverno, verão, primavera e outono). É essa divisão que gera as oito festas anuais da Bruxaria. Dai, tanto faz comemorar o calendário do Sul e do Norte. O que pesa realmente é o sentir do Bruxo. Mas nós do Templo Casa Telucama na Bahia rodamos pelo Sul.


FG-. Como se levar à sério a Bruxaria no meio de tanto "abo-bruxo" que acha que ser Wiccan é só usar preto, um pentagrama e lançar um olhar "malvado"?


ST-Resp: A sintonia com os valores espirituais, éticos, e morais é o que molda o comportamento da (o) Bruxa (o). O discurso diz muito pouco, e é a paz da consciência daqueles que almejam servir a Grande Mãe de forma plena e acolhedora, que é manifestada pela mudança interior, através da pureza de sentimentos e simplicidade de vida. Entretanto sem posar de "BRUXA BOAZINHA" (o). Até porque, o bem e o mau são energias contidas no todo, no universo, nos cabe buscar o equilíbrio. Evidentemente que não só os bruxos mas o ser humano.


FG- Por que faz parte da cultura da Bruxa esconder tanto seus fundamentos? Seria apenas para preservar a Arte? Seria um certo receio de uma certa "santa inquisição pós-moderna"?


ST-Resp: Eu jamais me escondi quando era uma jovem Bruxa, imaginem hoje? ( risos) Uma jovem, velha senhora Bruxa...
Não temos porque nos escondermos. O que devemos sim, é fazer com que a nossa vida enquanto cidadãos sejam exemplo de dignidade e responsabilidade, para consigo mesmo e para com o próximo, bem como para com a preservação de todo o sistema de vida neste grande útero que nos acolhe que é o planeta terra.Precisamos mesmo é dismistificar todo esse folclore em torno da nossa religião, fator extremamente ultrapassado e sem propósito. Preconceito de qualquer ordem é repugnante e é crime.

FG- Por que tanta gente ainda tem medo de bruxa(o)?


ST-Resp: Tudo por uma questão de condicionamento cultural. Da falta de conhecimento, principalmente histórico e religioso.Depende do pais, da cultura local. Por exemplo, aqui na Bahia, onde moro e sou conhecida como Bruxa, não tenho esse problema, pelo contrario, acho até que sou muito querida não só como pessoa mas também como bruxa (risos).

FG - Deixe uma mensagem para quem petende seguir o caminho da Bruxaria.


ST- Resp: Nos alegra e enobrece a alma, a certeza de que os nossos Deuses são duais nas suas “personalidades” tanto quanto o ser humano: Frágeis e fortes, guerreiros e pacifistas, amorosos e rancorosos, racionais e emocionais, o que nos promove a parceria perfeita de trocas energéticas. Amamos nossos Deuses de forma real e concreta, sem medos e pressões. Sabemos do que podem e do que não podem partilhar.
Somos politeístas e adoramos os seres mágicos dos Antigos. Celebramos Deuses primitivos e lhes fazemos oferendas, respeitando cada um com suas variações e características peculiares.Como nossas ancestrais tribais, mantemos vivas as honras da casa a Deusa protetora, a soberana: Gaia, a que mantém a soberania territorial, para quem consagramos o espaço do Templo Casa Telucama.Espero Ter dado a minha contribuição...
Abençoados sejam todos!
Graça Azevedo / Senhora Telucama.

ENTREVISTA A KLEBBER WANDORL


ENTREVISTA COM GRAÇA AZEVEDO A SUMA SACERDOTISA DA BRUXARIA TRADICIONAL TELUCAMA DE ORIGEM CELTA NA BAHIA – BRAZIL.

KLEBBER WANDORL

Quem faz jus ao título de "Bruxa (o)"?

RP - A (o) Bruxa (o) é simplesmente uma mulher (homem) inteligente?
ST -Não basta ter inteligência para ser uma (o) Bruxa (o)...RP - É uma mulher (homem) poderosa (o)?
ST - Não. Poder é o que menos importa para uma verdadeira Bruxa (o), pois abominamos poderosas (o) mesquinhas (o) que fazem mal uso das habilidades mágicas...

RP - A Bruxaria é a religião mais correta da humanidade?
ST - Não. Sabemos que ainda estamos transmutando erros do passado, mas temos consciência real do que precisamos mudar e aprimorar.

RP - A Bruxa é uma mulher (homem) de muita cultura?
ST - Normalmente sim, mas não é ponto prioritário.Importante sim é conhecer muita bem a história da humanidade e da ancestralidade.Bem como as relações humanas e memorizar a cultura oral. Compreender e vivenciar as leis que regem o universo.

RP - A Bruxa (o) faz juramento a Deusa porque?
ST - Por vários motivos;
- Por penetrar no espaço sagrado físico e espiritual que determina a presença dos Deuses no plano físico.
- Por que ao ter acesso ao conhecimento oculto, é justo que se comprometa com a Grande Mãe e com as ancestrais.
- Por ser a forma de se comprometer com seu caminho sagrado através dos ritos.
- Por ser o veículo imediato de se apresentar ao universo como serva (o) da Deusa em missão na terra.

RP - A verdadeira Bruxa, missionária é um ser iluminado?
ST -Necessariamente sim. Ela (o) busca através do autoconhecimento a sua própria iluminação.

RP - Pode ser que lhe falte certo vigor, certa profundidade e plenitude, indispensáveis à verdadeira grandeza do caminho iniciático, o que ocorre com essa Bruxa (o)?
ST - Ela (o) deverá desenvolver a persistência, o entusiasmo e principalmente a confiança em si mesma para continuar no sagrado caminho. Caso contrario ficará estagnada, tendo que recomeçar muitas e muitas vezes seu circulo evolutivo.


RP - Pode ser que as boas qualidades não corram com a vasta e leveespontaneidade que caracteriza todas as (o) grandes Bruxas (o)?
ST - Claro que pode. Mas é necessário que ela busque se refinar, até porque, por missão, ela necessita se relacionar bem com todos que a cercam.

.RP - Pode ser que a evolução venha mesclada com um quê de acanhamento e tímida sabedoria, ou por outro lado como algo de teatral de gestos violentos e atitudes misteriosas e fantasmagóricas para preservar seu conhecimento?

ST - A evolução de uma Bruxa (o) se dá com serenidade, e centramento interior, assim, ela chegará a um patamar de plenitude que fará seu perfil discreto e harmônico com tudo e com todos. Quanto à teatralidade, nós Bruxas (o) somos movidas pelas emoções artísticas, assim sempre foi e será. Os nossos rituais por serem tão profundos e belos nos privilegiam na mais pura e clássica expressão teatral, musical e de infinita criatividade na expressão corporal.Haja vista que a nossa religião sempre foi conhecida como A GRANDE ARTE DA MAGIA. Ou seja: a Grande expressão da essência divina.
E no que se refere às atitudes misteriosas fantasmagóricas, deixamos essas expressões para a arte cinematográfica de terror, pois, apesar de adorarmos a arte do cinema, detestamos filmes de terror. Os mundos paralelos são bem melhor administrados no que se refere à paz que o mundo físico. Nós Bruxas (o) entendemos que o verdadeiro terror está no plano físico, basta assistimos os jornais de noticias diários.

RP - A senhora poderia descrever uma Grande Bruxa hoje?
ST- A grande Bruxa (o) é silenciosamente sábia (o), esse aspecto é de conhecimento milenar.É genial mas não exibe gênio...É poderosa (o), mas não ostenta poder...Socorre a todos e ministra a cura sem precipitação...É pagã, mas não vocifera contra os que não são...Adora o que é sagrado sem fanatismo...Carrega fardos pesados com leveza e sem gemido...Domina os conhecimentos ocultos sem insolência... É humilde sem servilismo...Fala às grandes distâncias sem gritar...Ama incondicionalmente sem ilusões... Procura fazer o bem a todos sem que se perceba...Ouve-se o seu clamor nas ruas ao proteger as coisas da Grande Mãe ou ao defender direitos humanos...Abre caminhos novos sem esmagar ninguém...Abre largos espaços, sem arrombar portas...Entra no coração humano sem saber como...Tudo isto faz a Bruxa (o) grande, porque ela (o) é como a Lua que interage com tudo e modifica os círculos serenamente sem se desligar do sol, esse astro poderoso para juntos equilibrar o sistema planetário. A Bruxa de verdade entende que beijar uma pétala de flor é tão sensual quanto beijar o ser amado.Assim é, e assim age a Bruxa verdadeiramente, porque é instrumento nas mãos da Deusa...
Dessa Deusa, cuja força governa a imensidade do cosmos e cuja paciência tolera as fraquezas do animal homem...A (o) Bruxa (o) de verdade é, mais do que ninguém, imagem e semelhança da Deusa, pois tem total consciência do seu estágio no Grande útero que nos acolhe, o Planeta Terra.
Abençoados Sejam!
Graça Lucia Azevedo /Senhora Telucama.
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama.
Ba- Brasil.

TRADIÇÃO TELUCAMA



                      TRADIÇÃO TELUCAMA
Ao longo dos últimos 35 anos, procuramos fundir dois seguimentos da Bruxaria Tradicional de origem Celta Portuguesa, de forma sensata e de absoluto respeito as nossas ancestrais.
Com o passar dos anos, vivenciando a realidade do nosso Coven, Templo Casa Telucama, sentimos a necessidade de transmitir os ensinamentos da Bruxaria de forma tal, que jamais possamos comprometer os ensinamentos, principalmente os orais. Assim sendo, com absoluto compromisso de fidelidade com os ensinamentos das nossas velhas ancestrais e mestras, desenvolvemos uma nova metodologia de ensino, de maneira que a oralidade mantenha sua objetividade, entretanto, de forma que a interiorização se dê de maneira clara e lúcida, não só de forma lúdica, nas diversas práticas mágicas, mas principalmente na seriedade no que diz  respeito as pesquisas históricas, tendo como prioridade a busca do autoconhecimento, para que a lucidez seja a principal meta da Grande Arte da Magia.
O que não nos impede de desenvolvermos alguns recursos que poderíamos chamar de “modernos”, para o aprimoramento do aprendizado e do comprometimento com a nossa antiga religião, como por exemplo, o incentivo ao autoconhecimento, a busca do equilíbrio interior e a autoestima dentro de uma proposta programada para O RESGATE DO SAGRADO FEMININO.

A Tradição Telucama tem como princípio único: Respeito a todos os seres vivos no Planeta Terra. A partir deste principio, desenvolvemos como propósito maior à celebração da vida, objetivando as celebrações dos ciclos do sistema natural da grande Mãe Gaia, pelo circuito sazonal.
Obedecemos ao calendário lunar para as nossas celebrações, coerentemente com a roda do ano dentro da nossa realidade geográfica hoje, que é o calendário do Hemisfério Sul. Pois, o Templo Casa Telucama está situado no litoral Norte do Estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil.
A Tradição Telucama celebra por tradição hereditária ás Deusas: Ártemis, Demeter e Hécathe, como patronas do Templo. O que não nos impedi de celebrarmos outros Deuses.
No momento histórico atual, sem descuidarmos das Deusas patronas, louvamos os Deuses celtas de forma a fortalecer, os caminhos tradicionais que escolhemos para viver.
Contudo a Bruxaria Tradicional Telucama, por pautar seus ensinamentos na grande deidade feminina, a Grande Mãe, Senhora da Criação, Senhora da Vida e da Morte, e por conseqüência, a Senhora dos Caminhos, a autotomanifestação da Deusa interior como maior provedora dos recursos amorosos da Grande Mãe, buscamos desenvolver de forma concreta o resgate do sagrado  feminino, através do autoconhecimento sob a luz da grande arte da magia. A cura pelas ervas de forma natural, exercitando os antigos ensinamentos, bem como o cultivo das diversas fontes de cura, não só para o corpo físico, de forma preventiva e curadora, mas também a cura da alma pela tomada e expansão da consciência.
Por sermos de origem Matrifocal, voltamos as nossas energias mantenedoras sempre disponibilizadas à recuperação dos princípios femininos desestabilizados.
A Tradição de Bruxaria Telucama, dentro de uma visão atual, busca preparar a nova mulher Bruxa, para dentro dos ensinamentos das Antigas, restabelecer os princípios femininos de forma coerente com a realidade social e cultural atual, preservando a sabedoria ancestral.

Restabelecendo os Ritos de passagem, ritualizando as diversas formas de sintonia com os Deuses, observando sistematicamente a linguagem natural dos elementos da natureza, de forma simples porem entusiástica.
Caminhamos para uma evolução harmônica dentro do que sinceramente acreditamos. Não somos adeptos da total abertura dos ensinamentos da Bruxaria Tradicional, de forma aleatória, sem a sistematização de um Colegiado através de facilitadoras (o) as (o) quais chamamos de Sacerdotisa (o) da Deusa, e Suma (o) Sacerdotisa (o), ao atingir o sétimo gral. Pois nos reservamos o direito de desenvolvermos uma disciplina ética e hierárquica, para melhor conduzirmos harmonicamente o nosso Espaço Sagrado que denominamos Templo.
Por nos sentirmos livres para percorremos o caminho da Bruxaria que escolhemos, aprendemos como formação iniciática, o respeito a todos os caminhos que levam a criação, desde que, as nossas trilhas também sejam preservadas como as que nos foram traçadas  por mulheres que aqui estiveram e que; durante algumas gerações procuraram passar suas experiências, suas vivencias e crenças de forma simples e humilde, porém de grande sabedoria.
Somos cônscias das nossas diversidades que envolvem a cultura celta. Do nosso povo que teve suas Tradições multifacetadas nas diversas tribos espalhadas pelo velho continente.
Entretanto sem perder suas origens de ordem estrutural mitológica religiosa, social e lingüística.
Assim, a Tradição de Bruxaria Tradicional Telucama, visa através de pesquisas e estudos orientados na nossa Escola Iniciática Ponto de Mutação, incentivar a compreensão da variável e diversificada mitologia celta. Procurando entender o Panteão celta, tomando por base a história social de algumas tribos que por ventura ainda possuem alguns dados históricos de fidelidade confiável. Tendo em vista que nada temos por escrito dos remotos tempos das aldeias originarias. O que nos faz remontar a história, tomando por base alguns dados remotos da literatura antiga e as informações orais, o que evidentemente promove uma variação considerável e especulativa. Informações essas colhidas por nós diretamente em campo há 28 anos.
Alegra-nos e enobrece a alma, a certeza de que os nossos Deuses são duais nas suas “personalidades” tanto quanto o ser humano: Frágeis e fortes, guerreiros e pacifistas, amorosos e rancorosos, racionais e emocionais, o que nos promove a parceria perfeita de trocas energéticas. Amamos nossos Deuses de forma real e concreta, sem medos e pressões. Sabemos do que podem e do que não podem partilhar. Somos politeístas e adoramos os seres mágicos dos Antigos. Celebramos Deuses primitivos e lhes fazemos oferendas, respeitando cada um com suas variações e características peculiares.
Como nossas ancestrais tribais, mantemos vivas as honras da casa a Deusa protetora, a soberana, a que mantém a soberania territorial, para quem consagramos o espaço do Templo Casa Telucama, a ela GAIA.
Graça Azevedo / Senhora Telucama
Suma Sacerdotisa
                                                            

BRUXARIA A RELIGIÃO DAS TRANSFORMAÇÕES


BRUXARIA A RELIGIÃO DAS TRANSFORMAÇÕES:

Ser Bruxa (o) equivale a confessar-se como habitante do mundo encantado e mágico do universo. É tornar-se atemporal. O passado torna-se real e não um mero relato dos livros de história e dos autos religiosos. Nos tornamos uno. Partícula infinitamente pequena na grande engrenagem de um todo. Nos sentimos impulsores do sistema e assim, o verdadeiro sentido de responsabilidade e comprometimento passam a ser inerente ao nosso ser e a escrever a nossa história.

A nossa religião não se edifica apenas com o bom conhecimento das celebrações, ou como se usar corretamente este ou aquele instrumento, como também não deixa de ser forte com a falta de lugares sagrados, da mesma forma, que é comprovadamente impossível se tornar uma bruxa (o) de verdade, sem uma iniciação sistemática, pois 70% do ensinamentos e vivências são transmitidos oralmente. Ela é forte e perene, quando no fundo da alma surgem os questionamentos sobre o sentido da vida e da morte. Das perguntas nas horas de insônia, em frente ao espelho, vislumbrando o mar, descortinando o inconsciente, se buscando, enfim, se autoconhecendo.
É propósito maior para facilitar os caminhos da Bruxaria:

Primeiro - O autoconhecimento, porque ao se conhecer se conhece a Deusa Mãe intrínseca na alma humana.

Segundo -Porque ao encontrarmos a Deusa em nós, aprendemos a nos respeitarmos enquanto mulheres e homens. Desenvolvemos a ética, o respeito ao próximo, a civilidade, a cidadania. Aprendemos o valor da palavra dada.

Terceiro - Estimulamos a sinceridade, a fidelidade e a generosidade em nós, e nas pessoas com quem convivemos, por entendermos nitidamente o valor dos relacionamentos entre os seres humanos.

Quarto - Por respeitarmos, conhecermos e vivenciarmos as Tradições da nossa História e Religião, aprimoramos os nossos mais diversificados sentimentos em relação a todos os irmãos Bruxos.

Quinto - Nos tornamos fieis aos nossos princípios por compreendermos a nossa trajetória no Planeta Terra.

Sexto - Nos tornamos sensíveis aos fenômenos da natureza por vivenciarmos com a alma e o coração as nítidas transformações energéticas climáticas e geográficas, por nos sentirmos participantes inatos deste sistema.

Sétimo - Por nos conscientizarmos da máxima lei do Universo, que toda força, ao ser impulsionada segue os fluxos naturais circulares, dando a volta no Universo três vezes, retorna ao ponto impulsionador.Ou seja, qualquer uma das forças emitidas: luz, pensamentos, intenções através de ações, palavras, energias, etc...Voltarão ao ponto de partida, conseqüentemente a quem as emitiu, nos impomos o comprimento da lei tríplice: Faça o que quiseres desde que não prejudiques a ninguém, pois recebemos exatamente o que damos.

Oitavo - Somos verdadeiramente livres por conhecermos e aplicarmos as leis do Universo. Ou seja: todos somos iguais no grande útero da Grande Mãe, o Planeta Terra que nos acolhe, assim, somos parte de todos os reinos da natureza, mineral, animal e vegetal.

Nono - Desencadeamos em nossas almas e mentes a habilidade de manusearmos com as energias vitais do ambiente em que vivemos, a natureza, o que chamamos de magia.

Décimo - Por conhecermos e usarmos a habilidade da magia, nos impomos uma conduta responsável para com a vida de maneira geral e concreta.

Décimo Primeiro - Por estarmos sempre atentos e estudarmos a “Ordem mundial”, seja social, econômica e política, criamos critérios para uma postura pessoal, coerente e defensora aos direitos humanos.

Décimo Segundo - Por termos sidos vilmente execrados ao longo de dois mil anos de história, procuramos durante este mesmo período negro da história humana, neutralizar todo e qualquer preconceito, de qualquer ordem e origem.

Décimo Terceiro - Por termos sidos vítimas do poder machista desumano e arbitrário por dois séculos de poder masculino, procuramos desenvolver e estabilizar o poder do feminino, através da tomada de consciência da verdadeira missão da mulher no Planeta Terra, que é a procriação, o acolhimento, a plenitude através do amor pleno e a formação de mulheres e homens mais livres e conscientes para a formação de um mundo melhor e de sociedades mais justas para se viver no futuro.

O que na realidade está ocorrendo agora e com freqüência, é que as mesmas perguntas em relação aos Deuses do passado se articulam agora, travestidas, por meios de comportamentos existências das mais diversas formas sociais.
Promessas terapêuticas de paz individual, de harmonia íntima, de liberação das angústias, esperanças de ordem social. De uma sociedade mais justa e igualitária, de resoluções das lutas entre os homens e de harmonia com a natureza. Por mais disfarçados que estejam os que usam da linguagem da sociologia, da política e da economia, das religiões tradicionais, as máscaras disfarçam apenas a sua verdadeira cara, para aqueles que não estão preocupados em brotarem sua própria semente e renascer de forma simples, sem forçar o racionalismo, sem rótulos deste ou daquele seguimento. A Bruxaria está totalmente intrínseca a nossa experiência pessoal. Muito, mas muito mais do que possamos perceber e admitir. Se formos verdadeiramente bruxos, somos desde que nascemos, nos iniciando em Covens ou não, simplesmente somos.

Quando estudamos a nossa religião, e nos iniciamos nos caminhos da Deusa, estamos apenas olhando ao longo de uma janela que por algum tempo a mantivemos fechada, e que neste momento a abrimos para vislumbrarmos os panoramas externos, que os nossos olhos pararam de ver pelo simples fato da janela está fechada.

A consciência dos Deuses em nós é "autoconsciência".
O conhecimento da Deusa, em toda a sua potencialidade é autoconhecimento.

A antiga religião é solene ao desvelar os tesouros verdadeiros do homem, do seu oculto, que é a revelação íntima dos seus segredos de amor.
O OCULTO É MERA E EXCLUSIVAMENTE UMA QUESTÃO DE PRESERVAÇÃO E O ESTÍMULO PARA A SAGRADA BUSCA.

Graça Azevedo/Senhora Telucama
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama

A BRUXARIA NA ERA DE AQUÁRIOS.

A BRUXARIA NA ERA DE AQUÁRIOS.
                                                                      
A palavra BRUXARIA, sempre desperta reações das mais diversificadas possíveis. Algumas vezes de admiração pela coragem e ousadia de se dizer Bruxa (o), outras vezes de constrangimento e principalmente por preconceito.
A Religião da Bruxaria ao longo dos últimos dois mil anos foi associada às coisas "Ruins, escuras e maléficas" Surgindo infinidades de lendas e historinhas de terror remanescentes da filosofia religiosa da Bruxaria fazendo com que algumas pessoas questionem se as Bruxas (o) deveriam usar este termo para identificar a pessoa adepta da mais antiga Religião da Humanidade, das práticas pagãs em celebrações e ritualizações sagradas da GRANDE MÃE e do DEUS PAI, a criação única: DEUS PAI E MÃE, e dos diversos Deuses que são celebrados a depender de cada Panteon. Infelizmente essas pessoas, por ignorância e por falta de conhecimento não fazem idéia do que vai na alma de uma Bruxa (o) quando assim se define no caminho dos Deuses. Desconhecem a vibração de plenitude amorosa e histórica dos filhos da Deusa, do comprometimento com o todo que essas almas trazem ao reencarnarem. Da presença óbvia dos Deuses na vida de cada um. Do Inter-relacionamento com os elementos da natureza como forma primordial de vida.

Não, definitivamente pessoas que jamais conheceram uma (o) Bruxa (o) podem sequer saber que existem pessoas cujo propósito maior é reverenciar a vida de forma íntegra, alegre feliz. Dançar e cantar por hábito, sentir a MÃE DOR como alavanca evolutiva. Desenvolver comunidades para entender e vivenciar culturas milenares. Que anciões são humanos em estágios sagrados, cuja convivência é privilegio de poucos.
Num momento histórico em que o PODER e o TER predominam ainda, pois sentimos que aos poucos essa civilização já entra em processo acentuado de declínio, e com a reinstalação da Grande Mãe nas almas e nos corações nesta nova era, o despertar da DEUSA vai aos poucos transmutando essa civilização doente e violenta, o que aliais, não a torna diferente das antigas civilizações, só muda os aspectos culturais e tecnológicos.
No passado, no tempo em que mulheres e homens considerados diferentes, por amarem ao próximo de forma incondicional, se dedicavam às coisas da Grande Mãe e aos Deuses, se alegravam e eram felizes com coisas simples, com o nascer do sol, as colheitas, os solstícios e equinócios, celebrando com seus Deuses a vida, incomodavam os poderes estabelecidos, por isso, o “PODER” criou a “santa inquisição”, para oficialmente matarem mais seres humanos que as duas grandes guerras mundiais juntas, pois essas leis prevaleceram por mais de trezentos anos. Quando inocentes eram cruelmente torturados.
A tortura para confessar a bruxaria, era uma tortura similar a que os serviços secretos ainda usam hoje, para extrair informações sobre as reais práticas das Bruxas (o) que eram depois sacrificados à fogueira a guilhotina ou a outras formas de mortes torturantes,em rituais macabros do mais incrível terror, para imprimir na anima mundi, na alma do mundo, um medo à magia, ao conhecimento dos povos naturais.

A sabedoria dos povos antigos,dos naturais foi progressivamente sendo substituída por uma das forças mais cruéis que uma raça humana pode vivenciar, ser obrigado a reverenciar Deuses impostos por outras culturas.
Toda violência começou a ficar incontrolável e as principais forças começaram a atuar desordenadamente quando Júlio César estabeleceu e cumpriu com Cleópatra e seu clero, o pacto nefasto de perseguição aos Deuses pagãos, principalmente os de origem nórdica, foi quando os conhecimentos passaram a ser sistematicamente perseguidos e um tratado geral de religião foi criado, com a nítida função de criar novos servos mais tementes a Deus e de dominar um número maior de pagãos crédulos e fascinados com o luxo e o brilho dos impérios e imperadores..
Os exércitos de guerreiros se tornaram mercenários brutais e os sacerdotes se transformaram em mercadores de almas, havidos por um rápido enriquecimento.
Júlio César destruiu a biblioteca de Alexandria e mais tarde, o Império Romano assumiu a religião cristã oficialmente, isto é, criou-se uma versão da religião cristã para satisfazer as incontáveis ambições de poder dos imperadores e lideres da igreja cristã. Com as armas, a vocação das legiões ainda em sua egrégora, sai a destruir Cátaros, Albigineses e depois cruzadas rumo ao Oriente, guerras de conquista, a invasão destas terras brasilis e de todo o continente, a escravização ou massacre de populações nativas como na África e depois nas Américas.
A atual civilização ocidental foi doutrinada para crer que a sabedoria dos povos nativos é inferior, selvagem, supersticioso, que só a gloriosa tradição do positivismo vinda dos conquistadores é válida e verdadeira.
A prisão de alma, espírito e religiosidade foi imposta no próprio continente de onde vieram os conquistadores, que perseguiram e julgaram ter destruído todos os elos de sabedoria dos povos nativos, principalmente dos Celtas e do povo da Atlântida que viveram nas primitivas terras dos “Grandes Conquistadores”.
No imaginário dos homens do poder cristão e político, estabeleceu-se o pensamento coletivo de que o racionalismo venceu e que a sabedoria mística pagã e mágica foi erradicado.
Ledo engano! Nunca a presença da Deusa esteve neste planeta tão claro e constante. O seu despertar está em todas as partes e seus filhos agrupam-se cada vez mais em todas as partes.

Sutil e intencionalmente as revelações vão acontecendo tendo como principal veículo à própria velha Religião.
Os espaços sagrados do planeta retomam as vibrações energéticas necessárias à conexão com os Deuses.
As capelas e igrejas que os conquistadores construíram em cima de lugares de poder, passam a ser vistas com os olhos críticos dos herdeiros da sabedoria ancestral que mais que nunca continuam ritualizando e celebrando os mitos.
O pagão hoje busca não somente crer e desenvolver sua fé, mas principalmente compreender e entender o processo histórico do “povo do poder” na trajetória da humanidade.

Na era Industrial, os paradigmas transformaram os povos e a civilização, as cidades cresceram, as pessoas perderam o elo com os campos, com a natureza. Aqui no Brasil muito poucos se lembram que a devassa do conquistador, deixou marcas até hoje irreparáveis com o sangue dos escravos índios e africanos.
O mundo mudou, os paradigmas mudaram, mas o povo pagão é ainda desprezado e o seu saber continua relegado à condição de superstição grosseira.
O materialismo arrogante, pretensiosamente diz, informa,inflama e prova por A+B o que é real e o que não é. Onde devia dizer "não entendo", ou "sequer percebo" dizem "não existe".
O mundo passa a ser dividido em nações "desenvolvidas", "industrializadas" e nações "subdesenvolvidas", as "não industrializadas". Os campos, pagus, pagãos ou povos dos campos,que sempre viveram e vivem em sintonia com a vida, com a natureza, perderam seus referenciais do sagrado, tais valores passaram a ser tidos como menores, sinal de atraso, de falta de desenvolvimento.
Urbes, cidades, povos urbanos, isolados da natureza, mesmo que ainda dependendo dela, a destroem. O povo da cidade é tido como culto, intelectualizado, enquanto que o povo do campo é considerado rude e ignorante.
O preço da "revolução industrial” é visível hoje na destruição da camada de ozônio, na extinção de espécies animais e vegetais, num caos social que gera violência e tensão em várias escalas.
Hoje, nós o povo da Deusa temos real consciência que jamais teria acontecido uma revolução industrial como essa, em povos com a ligação plena da Terra como os pagãos. Que a Revolução Industrial aconteceu da forma que ocorreu porque a Vida e a Terra foram coisificados. Pessoas se tornaram "mão de obra" e a Natureza "fonte de matéria prima".

E aqui estamos neste caos ecológico e social tremendo, que combinados com as potentes armas que existem podem exterminar toda a vida sobre a Terra.
É total ilusão acreditar que esse modelo de civilização da era industrial é o único modelo possível de desenvolvimento tecnológico. Mesmo porque já vimos historicamente que todas as grandes civilizações que foram corrompidas e entraram em decadência, tiveram modelos também considerados fortes para cada época.
A era de Aquários nos traz o alento de que um novo perfil de sociedade está se formando, com humanos mais preocupados com as diferenças, com as leis que visam o respeito humano,com a solidariedade e principalmente com a preservação do planeta.

A antiga Religião da Bruxaria antiga jamais foi extinta porque é uma realidade viva, de natureza consciente e dinâmica. Assim, os caminhos trilhados visam uma nova ordem mundial, onde a tecnologia exerce a forma de um sistema brando evolutivo, não agressivo ao meio ambiente, cujo papel dos seres humanos no planeta seja meramente de Guardiões das coisas da Grande Mãe e que venham desenvolver um estilo de vida que não os torne escravos nem senhores, perpetuando em diferentes formas a presença da Deusa na nova organização social.
A guerra entre conquistadores e povos nativos sempre foi uma guerra pelo controle da realidade.
Os povos nativos em sua quase totalidade optaram por abordagens harmônicas e empáticas com a natureza, enquanto os povos conquistadores sempre estiveram preocupados com o poder e subjugação dos desconhecidos, poucos percebiam o que acontecia a sua volta além de seus interesses, tendo sempre atitudes desarmônicas, e possessivas, mutilando e execrando as culturas dos conquistados.

A partir dos valores éticos, culturais e curadores dos povos antigos, usando dos conhecimentos oriundos das diversas tradições orais, as Bruxas (o) recriam uma outra realidade, onde o mundo pseudocivilizado -tecnologicamente que aí está, pode continuar seu fluxo, com a proposta de banir definitivamente esse modelo de destruição progressiva que ainda hoje domina a atual civilização em decadência. Não se trata de utopia mas sim de MAGIA. Ou seja; o equilíbrio simbiótico homem X natureza.
Nós Bruxas (o) ficamos presas nesta senzala de domínio patriarcal por dois longos mil anos, mas conseguimos manter intacta nossa cultura e nossa fé religiosa para deixá-las aforar em outras condições da realidade, e assim continuarmos o natural ciclo evolutivo.
Nossos Deuses se restabelecem em definitivo, enquanto os conquistadores cristãos preconceituosos de plantão cochilam.

Estamos entrando na Era Matrifocal mais consciente e sedimentada da história deste planeta. A mulher finalmente retoma a sua posição de procriadora missionária da raça humana. Toma as rédias das sociedades e busca equilibrar esse homem em estado perplexo diante desta nova mulher.Valores tais como sentir, intuir, elaborar um caminho novo que liga pensamentos sistematizados em relação a situações ecológicas e que harmoniza os paradigmas desta nova fase histórica com os da chamada época dos antigos, tendo como meta a busca de uma produção orgânica saudável, desenvolver a valorização do sentir e da intuição tanto quanto do pensamento gerando um espiral de energia sagrado para ir ao encontro do todo único, enfim valores ecológicos,voltam a serem respeitados e considerados vitais para uma melhor qualidade de vida para o ser humano. E o suporte filosófico e místico vem das religiões antigas pagãs que através do tempo, foram preservadas sob juramento aos Deuses e sigilosamente respeitadas.
O neopaganismo é a religião da Terra, o religar-se à Deusa Mãe, é um caminho que leva à MAGIA a alegria da VIDA.
Em homenagem sincera a tantas mulheres corajosas que se deixaram abater para que a Grande Arte da Magia se fizesse eterna, temos orgulho de sermos chamadas de Bruxas (o) e assim deixamos a condição isolada de “gente execrada” para interagirmos como elos atuantes de cidadãos que cumprem e fazem cumprir as leis que regem o universo, e as leis dos homens.

Em cada ato mágico, em cada rito, em cada celebração uma onda de energia fortemente iluminada vence tempo e espaço nos colocando em sintonia perfeita com nossos antepassados espirituais, enquanto ardem na fogueira dos conquistadores à civilização da era de peixes, banindo do nosso planeta terra, do útero sagrado da Grande Mãe, todos os violentos crimes cometidos em nome de um Deus vingativo, centralizador, egocêntrico e megalomaníaco.

Que nós BRUXAS (o), finalmente possamos celebrar a nossa inclusão social na nova civilização para honra e gloria da nossa Deusa Mãe.Porque assim foi, assim é e assim será para o bem de todos!
Graça Lúcia Azevedo / Senhora Telucama.
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama.



TEMPLO CASA TELUCAMA

A GRANDE ARTE DA MAGIA

                                                                      
Sou realmente fascinada pela natureza e pelo ser humano. Pego-me pensando várias vezes, que deveria ter feito Biologia, sociologia, antropologia, qualquer "gia" dessas que me permitisse estudar mais as fontes da vida. Mas nada; fui ser Artista Plástica, na busca constante do belo, das formas e dos volumes que ocupam lugar no espaço sagrado da Grande Mãe. Através da visão das cores sob prismas de luz, vejo os Deuses e me aproximo deles.Quando estou firmemente sentada neste estado de consciência, sou naturalmente auto-confiante, sinto-me livre do ego. Deste tirano que seduz e escraviza. Minhas qualidades naturais, principalmente de semear amor, paz e harmonia me permitem fantasiar a criação e liberto-me. Meus poderes originais de clareza em relação a Grande Arte da Magia se faz presente.Então torno-me disponível para me envolver com o todo. A Grande Mãe promove a percepção de ver o belo além das aparências do cotidiano, seus ensinamentos naturais asseguram-me uma forma de agir de forma pura, sendo razoável, alegre e bondosa. Permite- me estar sempre em contato com a antiga fé. Relembra-me sempre da dignidade verdadeira, meu destino, meus princípios criteriosos em relação ao amor ao próximo, minhas verdades e sentimentos enquanto bruxa. Quando estou firmemente prestando atenção nas leis que regem o universo, permaneço livre das desconfiança e violências para com a sagrada mãe. Torno-me benevolente e sábia em relação a nossa máxima "Faça o que quiser, desde que não prejudique nada e nem ninguém". Sou naturalmente generosa. Para assim proceder, preciso ter uma visão ampla e perspicaz, alem de desenvolver atitudes amorosas. Nasce então um contentamento interno de estar armazenando riquezas das aquisições de "ser". Nós bruxos deste momento histórico, estamos travando um difícil, grande e benevolente bom combate: a luta da transformação, a que destrói o egoísmo, preconceitos e atraia a humildade da sabedoria. Reclamamos para nossa luta valores terrivelmente esquecidos; a solidariedade, o desapego e gritamos por auto-transformação a serviço da humanidade neste período valioso e crítico da história humana.Nestes momentos, gosto de lembrar um versinho de Pablo Neruda:" Você veio de uma estrela, está em uma estrela e vai para uma estrela..."Em algum lugar, em Vilas, em Vales, em Avenidas, em campos e ruas, movimentadas ou desertas, neste exato momento, existe uma fogueira interior no coração e na alma de alguém, e em torno dela desejos e sonhos de transformação.A maioria de nós, alimentamo-nos de contentamento ao despertar nossa Deusa e nosso Deus. Contentamento é a fonte interna e eterna da luz dos nossos deuses, a qual nunca seca. Estamos reaprendendo a dirigir nossas vidas de forma habilidosa.Já existe a virtude da cooperação dentro do eu de cada um, os tempos das sombras estão para sempre esquecidos nos famigerados museus e escritos da "Santa Inquisição" e similares. Sentimos perfeitamente o desabrochar dos desejos e virtudes: não-egoísmo, humildade, tolerância, maturidade e desapego entre todos os filhos dos Deuses, para elevação e expansão da consciência. Percebe-se que todos estão empenhados em uma ação concreta para cumprir e fazer cumprir as leis da Grande Mãe, a Natureza.Coragem é a maior habilidade de um bruxo. Face ao perigo, possui o dom de dominar o medo e vencer pelo amor. Pois, reconhece ser uma alma imortal, e estará de volta sempre, empenhando seu cálice de renascer, mesmo que das cinzas.Perseverar sempre foi meta, além da coragem de elevar nossos deuses aos seus panteões de direito, buscamos a paz dos caminhos que nos conduzem aos mesmos. Mas, com firmeza permanecemos no campo de batalha sem medos de desafios, pois usamos a mais forte e eficaz arma: o amor pleno, que nos protege como couraça de luz sob comando dos deuses Diana e de Hermes.Determinação é a virtude que nos capacita a prosseguir . Assim como vestimos mantos para celebrações ritualísticas, vestimos as vestimentas da responsabilidade para com as diversas tradições que norteiam nossos caminhos. Quaisquer que sejam as circunstâncias ou obstáculos , possuímos a capacidade de ler através das pedras, poeiras, águas, luz do sol, fases da mãe lua a melhor trilha a seguir.Temos sido as pessoas de fortes combates, realizadoras de grandes ações beneméritas ao longa da história humana, alvo de violentas infâmias, invejas e perseguições. Entretanto estamos consciente de que grandes ações, ainda mais grandiosas cumpriremos, como fazer despertar o renascer da Deusa nos corações e nas almas, para consolidar definitivamente a preservação da Terra, bem como a necessidade da transformação do "Ter" para "ser", tarefa da mais difíceis. Mas somos determinados o suficiente para encaramos mais essa em nome da Deusa Mãe.Disciplina significa conduta ordenada, é não se enfraquecer frente aos sentidos, aos velhos sentimentos, aos modelos históricos ultrapassados que já não nos cabe mais. Precisamos nos impor treinamento para que aperfeiçoemos nossa arte, dentro de um caráter moral elevado, sem ostentar a força e o poder. Sem o abuso de lideranças mal canalizadas e meramente seletivas. A bruxaria sem disciplina, muito pode ser começado, mas pouco pode ser concluído. Se desenvolvemos com equilíbrio a disciplina, nos estudos, na convivência com a comunidade que vivemos, nos impondo como bruxos pelo exemplo de comportamento e valores de vida, meditando quanto ao nosso processo diariamente, vigiando a cada passo, cada pensamento, palavra e ação, ai então seremos os verdadeiros enviados dos Deuses no contexto atual.
Que a luz da Grande mãe se faça em nós!
Graça Lúcia Azevedo / Senhora Telucama
.Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama