segunda-feira, 23 de abril de 2012

GRADUAÇÃO CORDÃO VERDE 2012


     
TEMPLO CASA TELUCAMA
O   TEMPLO CASA TELUCAMA  concedeu Grau Verde a mais uma turma, a TENDA DO SOL.
Dias de muita alegria  e comemorações.

      
 
                                                           
                                                   
                                                        
         
      







                                                                                                                            
                                                               

                                                            

                           

BRUXARIA TRADICIONAL: Samhain - Samonios

A época do inverno para os celtas se padronizou como Samhain, na antiga Gália encontraremos o nome Samonios que em tese pode ser a origem etimológica desta festividade, ainda existem muitas oportunidades de estudos acadêmicos para dar maiores apontamentos sobre as consagrações celtas, entretanto através das tradições populares tendo como base o folclore teremos essa como sendo o Ano Novo Celta.

O acesso ao outro mundo é o "tempo de Samonios" O que implica que deve ser, nesse momento, uma época de contato com os ancestrais, com um contato mais estreito com a transmutação e com a morte. O frio para os países do norte chegam a ficar com temperaturas negativas ocasionando a falta de alimentos, o aumento de mortalidade, sejam de pessoas e animais, gerando assim, um novo processo de reflexão sobre a vida e uma mudança mais sóbria sobre os hábitos da sociedade.

Com a necessidade de se ficar resguardado ao fogo da lareira entra nesse momento as tradições de contadores de histórias, muitas contadas sobre os herois e deuses.
Para os Bruxos Tradicionais é uma época comemorativa de contato com os mortos, o migrar entre mundos e o contato com os deuses dos mundos inferiores, terra também dos ancestrais, as raízes dos membros fundadores.

   
História

“Samhain é uma celebração mais preservada na Irlanda e encontrada em muitas narrativas mitológicas”.

 É um festival de fechamento de ano e abertura do próximo ano, segundo a tradição irlandesa, Samhain é uma celebração obrigatória e agrega muito mais do que um ciclo da natureza é também uma data de grande crença popular! Os sacerdotes bebem do hidromel, a bebida da imortalidade,  como também dependendo da tradição cerveja e vinho.
A carne de porco é vista como sagrada e descrita em narrativas mitológicas, ja na Gália, bebiam vinho e comiam mais carne bovina, carne de carneiro, porco. O festival de Samhain também contemplavam de eventos religiosos e políticos; no plano religioso, a famosa colheita do visgo (o sexto dia da lua de acordo com Plínio, evidentemente, entre Outubro e Dezembro.

Na Gália, de acordo com o Calendário de Coligny, podemos dizer que Samonios era comemorado durante três dias (provavelmente no dia anterior naquele dia e no dia seguinte), onde o sacrifício de animais seria dedicado também ao testemunho da importância ritual.


Dentro da sociedade celta encontramos maior relevância aos festejos de Samhain e Beltane, pois estes além de contemplar as questões do ciclo da natureza, tinham também grande apelo nas reuniões sociais e crenças populares.

O festival de Samhain pode ser analisado por diversas visões:

Na visão popular ao qual as pessoas honram os seus deuses antes de ir para partilhar a sua pequena parte da festa e assistir as atividades da comunidade.

Nas questões políticas: Banquetes e discursos, obtendo uma maior visibilidade pelos assuntos da sociedade.

A nível espiritual: Acender o fogo sacerdotal da comunidade e a preparação ritualística, tendo como objetivo trazer o Sol novamente e a prosperidade, banir as doenças e trazer os presságios para os tempos que virão.

Samhain é uma celebração harmoniosa, pois esse delicado equilíbrio é essencial para uma gestão eficaz das relações entre os dois mundos e é provável que este festival prepare a humanidade para a tensão da escuridão do inverno que se anuncia. 



O rosto dos Deuses para Samonios


Ao se aproximar do Inverno aparecem as mudanças de que Samonios declara: As noites estão ficando mais longas, o ar fica mais frio, a seiva para baixo em troncos de árvores e ramos de folhas que se preparam para cair por não congelar com o inverno chegando ... A Natureza nos mostra seu rosto obscuro, o Mundo Inferior com seus poderes de transformação e regeneração. Durante este período aprendemos a deixar o que não serve mais, para se preparar para novos começos, nós aceitamos a morte de tudo que é material, incluindo nossos próprios corpos simbolizando a velhice e o passar do véu.


Os homens horarão os lugares sagrados, aos que se foram serão honrados e para todos aqueles cujas ideias e ações trouxeram sabedoria e paz .

O ritual de Samonios incidirá sobre a Oferta, a homenagem aos antepassados, o marcar o fim do ano e o início de uma nova época.




Cordialmente,