sábado, 17 de março de 2007

TRADIÇÃO TELUCAMA



                      TRADIÇÃO TELUCAMA
Ao longo dos últimos 35 anos, procuramos fundir dois seguimentos da Bruxaria Tradicional de origem Celta Portuguesa, de forma sensata e de absoluto respeito as nossas ancestrais.
Com o passar dos anos, vivenciando a realidade do nosso Coven, Templo Casa Telucama, sentimos a necessidade de transmitir os ensinamentos da Bruxaria de forma tal, que jamais possamos comprometer os ensinamentos, principalmente os orais. Assim sendo, com absoluto compromisso de fidelidade com os ensinamentos das nossas velhas ancestrais e mestras, desenvolvemos uma nova metodologia de ensino, de maneira que a oralidade mantenha sua objetividade, entretanto, de forma que a interiorização se dê de maneira clara e lúcida, não só de forma lúdica, nas diversas práticas mágicas, mas principalmente na seriedade no que diz  respeito as pesquisas históricas, tendo como prioridade a busca do autoconhecimento, para que a lucidez seja a principal meta da Grande Arte da Magia.
O que não nos impede de desenvolvermos alguns recursos que poderíamos chamar de “modernos”, para o aprimoramento do aprendizado e do comprometimento com a nossa antiga religião, como por exemplo, o incentivo ao autoconhecimento, a busca do equilíbrio interior e a autoestima dentro de uma proposta programada para O RESGATE DO SAGRADO FEMININO.

A Tradição Telucama tem como princípio único: Respeito a todos os seres vivos no Planeta Terra. A partir deste principio, desenvolvemos como propósito maior à celebração da vida, objetivando as celebrações dos ciclos do sistema natural da grande Mãe Gaia, pelo circuito sazonal.
Obedecemos ao calendário lunar para as nossas celebrações, coerentemente com a roda do ano dentro da nossa realidade geográfica hoje, que é o calendário do Hemisfério Sul. Pois, o Templo Casa Telucama está situado no litoral Norte do Estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil.
A Tradição Telucama celebra por tradição hereditária ás Deusas: Ártemis, Demeter e Hécathe, como patronas do Templo. O que não nos impedi de celebrarmos outros Deuses.
No momento histórico atual, sem descuidarmos das Deusas patronas, louvamos os Deuses celtas de forma a fortalecer, os caminhos tradicionais que escolhemos para viver.
Contudo a Bruxaria Tradicional Telucama, por pautar seus ensinamentos na grande deidade feminina, a Grande Mãe, Senhora da Criação, Senhora da Vida e da Morte, e por conseqüência, a Senhora dos Caminhos, a autotomanifestação da Deusa interior como maior provedora dos recursos amorosos da Grande Mãe, buscamos desenvolver de forma concreta o resgate do sagrado  feminino, através do autoconhecimento sob a luz da grande arte da magia. A cura pelas ervas de forma natural, exercitando os antigos ensinamentos, bem como o cultivo das diversas fontes de cura, não só para o corpo físico, de forma preventiva e curadora, mas também a cura da alma pela tomada e expansão da consciência.
Por sermos de origem Matrifocal, voltamos as nossas energias mantenedoras sempre disponibilizadas à recuperação dos princípios femininos desestabilizados.
A Tradição de Bruxaria Telucama, dentro de uma visão atual, busca preparar a nova mulher Bruxa, para dentro dos ensinamentos das Antigas, restabelecer os princípios femininos de forma coerente com a realidade social e cultural atual, preservando a sabedoria ancestral.

Restabelecendo os Ritos de passagem, ritualizando as diversas formas de sintonia com os Deuses, observando sistematicamente a linguagem natural dos elementos da natureza, de forma simples porem entusiástica.
Caminhamos para uma evolução harmônica dentro do que sinceramente acreditamos. Não somos adeptos da total abertura dos ensinamentos da Bruxaria Tradicional, de forma aleatória, sem a sistematização de um Colegiado através de facilitadoras (o) as (o) quais chamamos de Sacerdotisa (o) da Deusa, e Suma (o) Sacerdotisa (o), ao atingir o sétimo gral. Pois nos reservamos o direito de desenvolvermos uma disciplina ética e hierárquica, para melhor conduzirmos harmonicamente o nosso Espaço Sagrado que denominamos Templo.
Por nos sentirmos livres para percorremos o caminho da Bruxaria que escolhemos, aprendemos como formação iniciática, o respeito a todos os caminhos que levam a criação, desde que, as nossas trilhas também sejam preservadas como as que nos foram traçadas  por mulheres que aqui estiveram e que; durante algumas gerações procuraram passar suas experiências, suas vivencias e crenças de forma simples e humilde, porém de grande sabedoria.
Somos cônscias das nossas diversidades que envolvem a cultura celta. Do nosso povo que teve suas Tradições multifacetadas nas diversas tribos espalhadas pelo velho continente.
Entretanto sem perder suas origens de ordem estrutural mitológica religiosa, social e lingüística.
Assim, a Tradição de Bruxaria Tradicional Telucama, visa através de pesquisas e estudos orientados na nossa Escola Iniciática Ponto de Mutação, incentivar a compreensão da variável e diversificada mitologia celta. Procurando entender o Panteão celta, tomando por base a história social de algumas tribos que por ventura ainda possuem alguns dados históricos de fidelidade confiável. Tendo em vista que nada temos por escrito dos remotos tempos das aldeias originarias. O que nos faz remontar a história, tomando por base alguns dados remotos da literatura antiga e as informações orais, o que evidentemente promove uma variação considerável e especulativa. Informações essas colhidas por nós diretamente em campo há 28 anos.
Alegra-nos e enobrece a alma, a certeza de que os nossos Deuses são duais nas suas “personalidades” tanto quanto o ser humano: Frágeis e fortes, guerreiros e pacifistas, amorosos e rancorosos, racionais e emocionais, o que nos promove a parceria perfeita de trocas energéticas. Amamos nossos Deuses de forma real e concreta, sem medos e pressões. Sabemos do que podem e do que não podem partilhar. Somos politeístas e adoramos os seres mágicos dos Antigos. Celebramos Deuses primitivos e lhes fazemos oferendas, respeitando cada um com suas variações e características peculiares.
Como nossas ancestrais tribais, mantemos vivas as honras da casa a Deusa protetora, a soberana, a que mantém a soberania territorial, para quem consagramos o espaço do Templo Casa Telucama, a ela GAIA.
Graça Azevedo / Senhora Telucama
Suma Sacerdotisa
                                                            

10 comentários:

Censurado disse...

sou um jovem de 17 anos
tenho pouco conhecimento sobre a bruxaria, mas tenho muito enteresse no assunto. Quero me tornar um bruxo,
gostaria muito que alguem pudesse me auxiliar

Moro em São paulo
meu nome é Richard
e agradeço muito
pela atenção!!!

se puderem me ajudar meu tel é

(11)6511-4672
e meu emal
tec_richard@yahoo.com.br


Agradeço

SD PMGO disse...

tem alguém dessa tradição em Brasília?

Gabriela San morboa disse...

Ola, admiro muito a bruxaria e gostaria da ajuda de vcs, gostaria de saber tambem o endereco do centro telucama em Salvador gostaria muito de conhecer...
Aguardo contato

Unknown disse...

Meu nome é jéssica, tenho completo 18 anos em abril, estudo sobre a wicca desde os 15 e sou simplesmente apaixonada por essa tradiçao, sei que é o que eu quero para o meu futuro, quero iniciar-me na tradição, moro em salvador bahia, e gostaria muito da ajuda de vocês para obter o conhecimento necessario para minha iniciaçao.
Desde já agradeço, e deixo meu e-mail para contato: jessia.sande@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bloghistória disse...

Saudações da Deusa Mãe.
Sou bruxo. há quatro ano, frequentei o grupo da Casa da Lua, por um tempo mas tive que para devido a faculdade de História que chocava os horários. Passei a estudar em casa, e estou buscando um lugar para continuar a honrar a Deusa em suas diversas personalidades. Gostaria de receber informações para visitar a Casa Telucama. Desde já agradeço pela atenção há me dedicada. Meu e-mail é danielpurificacao@gmail.com

Rô Neves disse...

Soube de vocês através de Liege e Lázaro de São Paulo. Fiz dia 27/03 uma reunião sobre Demeter, em uma série de reunióes que estão fazendo chamada Mitos & Ritos. Só participei desta, pq moro aqui em Salvador, e gostaria de ter o endereço de vocês. eles falaram muito bem de vocês.
Um abraço
Rosana
roneves2009@gmail.com
roartearteira.blogspot.com

Unknown disse...

Oi!
Meu nome é Rosângela.
Desde criança sempre tive algumas premonições, mais achava que era fruto da minha imaginação. Hoje sei que deve ser algo mais.
Queria muito conhecer esse templo e obter alguns conhecimentos que possam me ajudar a desenvolver espiritualmente. Bruxaria sempre foi um tema que me atraiu. Acho que é esse o mue caminho.

Hallyson disse...

Olá tenho 18 anos , estudo des dos 13.
Então são 5 anos de estudo e 4 de pratica .
Mais não encontrei uma tradição, parar que eu possa dizer que sou de uma tradição .
Me defino como eclético.
Adorei o conteúdo de vocês.
parabéns , Seja Luz .

claudemiro e josefaldo disse...

olá, meu noome é joao gustavo e meu preimo Pedro Henrrique é desse templo e com as magnificas palavras dele resolvir iniciar o meu estudo sobre a bruxaria. sei q tenho pouco conhecimento diante dessa grandesa, mas estou disposto a conhecer e aprender mais sobre essa maravilha infinita. se poderem fazer contato comigo pra melhorar meu conhecimento eu iria adora!!
obrigado!