ENTREVISTA
Graça Azevedo, Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama, fala sobre bruxos
Lorena Souza
Revista Opa                                                                
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
Num dia nublado de Sábado, Graça Azevedo abriu as   portas da sua casa, o Templo Casa Telucama, em Lauro de Freitas, para  receber a  Revista Opa. A Suma Sacerdotisa  da mais famosa tradição de bruxos da Bahia  reverteu o cansaço que  sentia, devido a uma lida conturbada por causa da chuva, em uma conversa  prazerosa. Numa área aberta do Templo,                 em meio a esculturas, pinturas (algumas feitas por ela) e  sob a observação de um gato chamado Mabon, Graça  contou um pouco sobre  os bruxos,  sua história e do Templo Telucana 
1. Qual o significado de ser bruxo?                
Ser Bruxo é uma filosofia de vida. Tem a ver com a  essência primordial  do ser. Os bruxos são pessoas muito ligadas,  efetivamente, à natureza, mas a  natureza num leque muito amplo. Ser  bruxo não é só ser um ecologista ou ser uma  pessoa afetiva com as  coisas naturais. É, principalmente, se perceber um  elemento vibrante  dentro desse grande útero que nos acolhe, que é o planeta  terra.  E que  ser vibrante é esse? É o ser  que se autoconhece e que não se permite  entrar na egrégora do mal, porque o bem e o mal são energias do planeta.  Porque  tudo é dual. E a partir do momento que esse ser se descobre  como elemento  catalisador das harmonias do universo, então ele se  descobre bruxo. Evidentemente  que antes da idade cristã esse estado de  ser era absolutamente natural. E a  partir do momento que você entra  nesse estado de ser, você entra na amplitude  com as leis que regem o  universo. Isso é ser um bruxo
2. Qual a principal missão de quem  entra na Antiga Prática?
Ter consciência de sua condição no planeta. Ao entrar  nos mistérios, que  nós detemos ao longo dos séculos, esse ser  despertado vai buscar, como sempre  foi desde antes da era cristã, nas  escolas de mistérios o aprendizado. A partir  do cristianismo, com as  leis cristãs, como a Inquisição, os grandes clãs e os  grandes  colegiados tiveram que recuar, porque na verdade a inquisição atingiu   mais o povo do campo, os mais ignorantes. Mas os grandes clãs e  colegiados  recuaram, fortaleceram, se trancaram e quem foi mesmo pra  fogueira foi o povo  humilde do campo. A inquisição matou mais que as  duas guerras. A igreja  católica tem essa sombra na sua história. Óbvio  que muitos bruxos devem ter  morrido, mas os grandes mestres, as grandes  soros e sacerdotisas não chegaram a  ser atingidos porque recuaram,  recolheram seus conhecimentos. Por que nos  denominamos família? Porque é  uma forma nuclear, ou seja, de núcleo social de  se preservar e por  isso está intacta até hoje.
3. Como a Templo Casa Telucama chegou ao Brasil?
A minha avó era da Tradição celta-ibérica.  Ela  trouxe esse conhecimento de uma forma  muito familiar, não como um  colegiado como conhecemos hoje. Até porque em 1917  isso era impossível.  Ela era casada com um cristão, de uma família  relativamente nobre, que  jamais permitiria que ela exercitasse seus  ensinamentos da Tradição.  Então, isso ficou muito em família. Mas ela passou,  principalmente para  mim, o Dakar, que é o direito de abrir um Templo. Isso vem  a séculos  na nossa família. Então, eu voltei a Portugal e busquei junto a  outras  Tradições como a Lua Azul, a Mamaheia de Hama de Oliveira, que me  iniciaram  e me formaram como sacerdotisa. Como a minha linhagem de  família era Telucama,  quando eu voltei para o Brasil optei abrir o  Templo Casa Telucama. Obviamente,  reverenciando as minhas ancestrais.
4. Como foi o seu caminho até  torna-se Suma Sacerdotisa? 
Árduo, porque há 35 anos quem falava nisso no Brasil?  Era muito velado,  era oculto, muito “pé de fogão” como nós falamos.  Então, eu tinha que ficar  muito mais na Europa do que aqui e foi lá que  me formei nos colegiados, com  outros sistemas metodológicos, que hoje  eu tive que fazer uma readaptação  dentro do colegiado da Escola Ponto  de Mutação para que nos não fossemos de  encontro às origens, aos método  de oralidade.
5. Quais são os critérios para fazer parte de  Telucama?
Hoje, são critérios menos flexíveis pelo fato de que  virou moda no mundo  todo ser bruxo e isso nos preocupa muito. Eu faço  parte do Conselho Nacional de  Bruxaria Tradicional, porque tem que  ficar bem claro a diferença de Wicca para  a Bruxaria Tradicional. Nós  não somos Wicca. Não tenho nada contra, acho até  louvável, porque é o  despertar da deusa, a senhora mãe, a natureza despertando  e a partir do  momento que as pessoas vão lhe louvar, lhe proteger, assegurar  sua  energia no planeta. Isso é muito importante.   Agora, quanto a ser um  bruxo tradicional tem outra conotação, outro sistema  de atuação,  principalmente no que diz respeito ao colegiado. Nós não aceitamos  a  auto-iniciação, até porque você precisa de uma guiança, uma forma chegar  ao  conhecimento dos mistérios. No nosso colegiado, temos o princípio  primordial de  que os dois primeiros anos são de puro autoconhecimento.  Em todos os tempos  jamais ninguém chegou ao sacerdócio só pelo  conhecimento literário. Todos os  livros de bruxaria falam a mesma  coisa, só muda a conotação literária que tem a  ver com cada escritor,  mas é tudo a mesma coisa. Então, para que você tenha o  acesso ao  verdadeiro caminho para o sacerdócio, precisa  de, no mínimo,  7 anos de  colegiado.
6. Como é o processo para tornar-se um iniciado em Telucama?
Primeiro, passar por uma entrevista com os psicólogos  atuante do templo,  depois você é postulante. Significa que você vai  começar um trabalho  direcionado de autoconhecimento, um trabalho  paralelo de história, que é todo o  movimento da condição humana no  planeta terra, desde a época paleolítica,  quando o homem desperta  enquanto ser, até os dias atuais. Esse é o primeiro  ano. Feito esse  processo de postulação, então você vai passar para o primeiro  ano  propriamente dito, que é codificado com cordões: cordão branco, cordão   azul, marrom, amarelo, o duplo vermelho e índigo e, por último, o  vermelho, que  é sacerdotal. Então, no primeiro ano você define se  realmente é o que você quer  pra você. E só assim tem acesso ao  colegiado. Então, você vai estruturar sua formação  de bruxo, tendo  acesso aos mistérios, aos sigilos, aos nossos livros de  tradição, que  só são passados a partir do primeiro ano porque nossos ancestrais  deram  a vida para a manutenção dessa cultura.
7. O que  significa Telucama?
Terra, Lua, Caminho da  magia. É uma história  folclórica interessante. Nós não temos uma precisão exata  do tempo em  que as nossas ancestrais desciam migrando, ainda na época do  império  romano, quando os celtas eram perseguidos. Numa dessas imigrações, a   caravana descia pelo norte da Espanha para entrar em Portugal, fugindo  da  perseguição do exército romano. E quando a caravana vinha com mais  de 700  pessoas para se instalar após os Pirineus, descendo pela região  de Gaia, houve  um ataque de salteadores, como era muito comum naquela  época. E por uma  história de tradição celta, a preservação dos idosos é  absoluta. Criança e  Idoso para a gente é sagrado. Então, eles vinham  nas últimas carroças da  caravana e na frente vinham os jovens, os  guerreiros, as guerreiras, porque  homem e mulher têm a mesma igualdade e  função na aldeia, apesar de nós sermos  matriarcais, porém matrifocais.  Nesse ataque, as senhoras das últimas carroças  perceberam que na  frente estava sendo salteado. E nessas últimas carroças vinham  os  alimentos, com batatas, maçãs, abóboras. Prevendo que mais uma vez  elas  ficariam sem alimentos, porque além do exército romano levar com eles  os  jovens guerreiros para servirem de escravo, levava os tesouros,  porque os  celtas eram famosos de trabalhar com jóias, e,  principalmente, o alimento, que  era o mais sagrado, principalmente o  trigo, a maçã e as batatas. Então. nesse  determinado assalto, as  senhoras que usavam sete saias, como hoje nós usamos em  cerimônias  sagradas, pegaram as bainhas  e encheram de sementes de abóboras  e  batatas. Quando o exército chegou, a carroça já estava praticamente  vazia. Eles  pegaram o que tiveram que pegar e foram embora. O resultado  é que elas chegaram  até determinada região e se instalaram. Mas como  as ferramentas foram levadas  pelos salteadores, as mulheres iam à noite  aos celeiros e roubavam as  ferramentas dos vizinhos. Quando chegou a  época da primeira colheita, que foi absoluta, maravilhosa,  elas   pegaram as carroças e saíram numa noite de lua cheia colocando abóboras e   batatas como presente nos locais onde haviam roubado as ferramentas. E  esse  caminho de retorno, elas deram o nome de Terra, Lua, Caminho da  Magia. Com o  passar do tempo, o termo foi sendo readaptado, tornando-se  praticamente uma  sigla: Telucama.
8. Quais  as atividades desenvolvidas no Templo Casa de Telucama?
O Templo tem vários  departamentos. A área de saúde é  a parte de atendimento holístico, pois temos  vários terapeutas na  casa. Atendemos com hora marcada Reiki, Pedras Quentes,  Alinhamento dos  Chakras, Limpeza dos Chakras. Na parte social, nós atendemos um  grupo  de 350 idosos cadastrados nas invasões que nós damos assistência   espiritual. Eles vêm uma vez por mês, fazem meditação, reflexão através  de  textos e dinâmica em grupo. Em agosto, quando nós celebramos a  Hécate, fazemos  uma partilha de roupas e alimentos e em dezembro nós  fazemos outra partilha de  alimentos. Outro departamento também é o das  Senhoras das Florestas, que é um  grupo só de avós, que fazem todo o  trabalho de decoração artesanal da casa.
9. A  Antiga Prática é erguida em sintonia  com a natureza. Os elementos, os animais e  a flora têm papel  fundamental para a prática da bruxaria. Como o avanço da  destruição do  meio ambiente tem afetado os ritos?
Energeticamente, não.  Até porque essa energia faz  parte da cura coletiva, que é um exercício pleno  que jamais deixamos de  praticar. Mas já estamos sentido, principalmente aqui no  Litoral  Norte, algumas diferenças no nosso inverno. Antes nós nos  preparávamos  somente para a tempestade de verão e nesses anos nós tivemos   tempestades que se estenderam pelo próprio inverno. Por causa dessas  tempestades, nós  já sofremos 4 enchentes. Então, nós já estamos  voltando nossa atenção para a  possibilidade dessa mudança climática.
10. A  bruxaria é uma tradição milenar, que  remonta a cerca de 10 mil anos. O que  mais mudou desde os primórdios e o  que se mantém inalterado?
Nós continuamos fazendo  nossos ritos. Para quem é  tradicional, nada mudou. Continuamos na íntegra, mas  para isso é  preciso ter uma formação de colegiado. Porém, principalmente nas   últimas três décadas, mudamos a metodologia de passagem de conhecimento  pela  oralidade. Hoje, as pessoas têm uma mente com muito acúmulo de  informação e foi  preciso que se fizesse uma readaptação. Então,  trabalhamos muito mais a prática,  vivência e dinâmicas do que como  nossas ancestrais faziam: sentadas, contando  histórias.
11. Como se desenvolveu o preconceito e deturpação aos  bruxos?
A partir do advento do Cristianismo. E quando o  patriarcado, os bispos e  o clero fechado na figura masculina começaram a  se incomodar muito já no  Império Romano. Foi aí que começou a  história. E quem escreve a história até  hoje é a Igreja Católica,  principalmente aqui no Brasil. E quem conta a  história são os  vencedores. Olha a Walt Disney e as histórias de bruxa má. Mas  a gente  não está se importando tanto com isso até porque nós estamos vivendo um   momento de desmistificar, de mostrar o que é ser bruxa. E para começar,  a  palavra “Bruxa” vem de uma terminação do inglês arcaico que quer  dizer “sabedoria”,  que é buscar a sapiência de viver.
12. Como a Antiga Prática pode ser aplicada na modernidade?
Principalmente na potencialização do ser humano. No  dia que o  homem tiver a plena consciência de sua posição no sistema  cósmico universal, aí   a bruxaria estará colaborando para a harmonia do  universo, principalmente  do Planeta Terra.
2 comentários:
As respostas apresentadas pela Senhora Telucama foram formidáveis!!!
Realmente uma bela entrevista.
Assim Seja!
As respostas apresentadas pela Senhora Telucama foram formidáveis.
Realmente uma bela entrevista.
Assim Seja!!!
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