quarta-feira, 14 de março de 2012

                        DEBBY DUBBYS.  
                                      
       a grande Família Telucama, realizou no domingo dia 11/3, o  DEBBY DUBBYS  do nosso pequeno Dragda, (João Pedro=nome civil). 
                                        
                Podes dar a tua  criança o teu amor, mas jamais as tuas idéias.
Podes dar a luz e cuidar do corpo, mas não pode imprimir tuas pegadas.
Podes ensinar-lhe a andar, mas não podes ensinar-lhe a caminhar...
Podes lhes falar da alma e do espírito, mas não podes lhe
conduzir para encontrá-los.
Podes mostrar-lhe como se vive, mas não podes viver por ela.
Podes e deves lhe falar do passado, mas deve lhe ensinar a viver o presente e preparar o futuro, pois a vida é projeção para frente e o passado é só referencial. 

O DEBBY DUBBYS é o nascimento oficial perante o Universo, a Grande Mãe Gaia.
Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também todos nós dependemos da vida que a Deusa Mãe, a Natureza nos oferece.
No DEBBY DUBBYS a Família Cósmica  reunida celebra a experiência de sermos independentes, filhos dos Deuses.
Pelo DEBBY DUBBYS, participamos e reverenciamos a vida, consagramos o novo membro aos Deuses protetores.
A razão prática do DEBBY DUBBYS das nossas  crianças é a  sacralidade daquele novo ser, diante dos elementos sagrados, dos quatro elementos que geram e promovem a vida no Grande Útero que nos acolhe o Planeta Terra.  É um renascer, um receber a vida nova dos Deuses, que tem pleno sentido mesmo que a criança ignore o que lhe acontece; esse renascer para a vida é que dá pleno sentido ao primeiro nascimento (a partir dos pais), pois torna a criança herdeira do Sumo Bem: A CONSCIÊNCIA SAUDÁVEL.
O fato de que as crianças ainda não podem professar a fé pessoalmente não é obstáculo, pois a TRADIÇÃO CELTA nesse Rito de passagem, simplesmente apresenta o novo ser ao Universo e aos seus Deuses protetores, isto é, Celebra em Família o PERPETUAR DA RAÇA HUMANA, independente da religiosidade que aquela criança professará quando adulta.

É comum levantar-se a seguinte questão: O DEBBY DUBBYS das crianças constitui um atentado à liberdade das mesmas; impõe-lhes obrigações religiosas que talvez não queiram aceitar em idade juvenil.
Respondemos:
No plano natural, os pais fazem, em lugar de seus filhos, opções indispensáveis ao futuro destes: o regime de alimentação, a higiene, a educação, a escola… Os pais que se omitissem a tal propósito sob o pretexto de salvaguardar a liberdade da criança, prejudicariam seriamente a prole. Assim a Celebração do DEBBY DUBBYS  vem a ser o bem por excelência, pela proteção dos Deuses e dos quatro elementos, que os pais Bruxas (o) devem proporcionar aos filhos.
Cercado de simbolismos, o DEBBY DUBBYS marca a apresentação da criança à sociedade e à comunidade religiosa a que vai pertencer. Dependendo da Tradição, mudam os ritos, mas a data é sempre marcada por muita comemoração.

 DEBBY DUBBYS ( BATIZADO)  CELTA.
A Suma Sacerdotisa (o) ou a (o) Sacerdotisa celebrante, abre o cortejo das oferendas aos Deuses até o altar sagrado da celebração, carregando elementos simbólicos da Vida do ser humano no Planeta Terra: Pão, Sal, óleo, água, Fogo, Terra, Ar, frutas e grãos. Esse cortejo é ritualizado pelos membros da Família Cósmica.
A criança é conduzida pelos pais ao altar sagrado, coberta com uma manta de renda vermelha, simbolizando a vida telúrica para a qual ele nasceu e os Padrinhos são convidados a adentrarem ao circulo sagrado para receberem a criança em celebração. O Padrinho conduz uma vela do tamanho da criança, simbolizando a luz que deverá iluminar o caminho da mesma pela vida. A madrinha conduz um molhe de trigo e arroz simbolizando a fartura, e a avó materna  conduz  um baú com as jóias da Família para trazer prosperidade e riqueza. A cerimônia se dá também com o banho sagrado na criança e a muda da roupa vermelha para a branca, simbolizando a vida cósmica em perfeita harmonia com o Universo.
                                                                            

                                                                  
                   
                                                                    




                                                           
                                                               
                                                                  
                          

Nenhum comentário: